PALAVRA PASTORAL 

Todo aquele que ama

Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. Pv 16:25

Existe uma natureza e uma mentalidade que vieram da morte, e sempre produziram morte.

•    Fomos treinados por toda vida para viver, ou melhor, tentar sobreviver, desta maneira, um tipo de mentalidade herdada por Adão, que nos aprisionou numa vida egoísta através da morte espiritual.

•    Viver a vida em função das minhas necessidades, naquele chavão básico “e quanto a mim”, ou seja, eu ser amado, respeitado, aprovado, tudo funcionando do jeito que eu idealizei. 

•    Aqui estabeleço a minha identidade em como as pessoas me tratam ou me valorizam, ou seja, elas e as circunstâncias estabelecem quem eu sou. 

•    Neste caminho facilmente nos tornamos pessoas reativas, confusas e emocionante surtadas. 

•    Este tipo de mentalidade egoísta, nos bloqueia para enxergar o quanto somos amados por Deus e como ele nos vê no seu propósito original. Nos tornamos frustrados em tentar viver a vida cristã e fadados a relacionamentos disfuncionais. 

Por outro lado...

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 1João 4:7-9

•    Não vai funcionar viver a vida para nós mesmos, pois fomos originalmente criados para sermos amados por DEUS, e relacionarmos com os outros através deste generoso amor. 

•    Porque DEUS nos criou? ELE estava focado em compartilhar quem ELE é, Amor.

•    Como pode ser possível viver nesta dimensão “daquele que ama”?

Todo aquele que AMA:

1.    É nascido de Deus.

2.    Conhece a Deus.

3.    Vive por meio DELE, JESUS.


NASCER DE NOVO depende do Amor de Deus.

•    É uma experiência crítica e pontual, significa sair das trevas para a luz, da morte para a vida, através da obra consumada de JESUS. 

•    Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos tornar justos! Um tipo de justiça que nunca conheceu o pecado. 

•    Saímos da linhagem de Adão e nos tornamos filhos de Deus, não mais herdeiros das iniquidades dos pais(Adão), mas herdeiros com CRISTO. 

•    Somos selados com o Espírito Santo da promessa, a única garantia que de fato somos DELE. 

•    Nos tornamos participantes da natureza divina, uma natureza de vida e luz, que nos permite relacionarmos intimamente com Deus para conhecê-lo.


CONHECER A DEUS depende de nascer genuinamente de novo. 

•    É uma experiência progressiva, é preciso tirar os olhos de nós mesmos e viver a vida olhando para ELE... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, JESUS...

•    O Espírito Santo é o único qualificado nesta questão, o único que revela as profundezas de DEUS; 

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Co 2:12

•    A partir do momento que você se tornou participante do Espírito Santo pelo evangelho, conhecer a DEUS está condicionado a sua fome de praticar a sua presença, orando em línguas (sala de aula do Espírito Santo), meditando na palavra, adorando, etc...

•    É fundamental entender a diferença entre ter o Espírito Santo e ser CHEIO do Espírito Santo.

•    O foco da nossa busca ou vida de oração não deveria ser “pedir coisas”, mas conhecê-lo, mesmo porque ELE já nos deu gratuitamente tudo através do evangelho.


VIVER POR ELE depende de conhecê-lo. 

•    Quanto mais você o conhece, mais você flui para viver por ele. Conhecê-lo implica em assimilar a mentalidade que DEUS é Amor, e eu fui criado para refletir esta mentalidade. O nosso processo de transformação é pela “renovação da mente”. 

•    O profeta Oséias declarou: Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR...

•    Lembra do Rio visto por Ezequiel, assim que nascemos de novo, os nossos pés se tornam cobertos com a revelação do Amor de Deus, mas ainda é bem superficial (águas nos tornozelos). É preciso prosseguir em conhecê-lo, até que encontramos uma profundidade que supera a nossa medida, uma mentalidade centrada em nós mesmos (Cruz). Este não é um rio para se aprender a nadar, ou para sair dele, é um rio para nele aprofundar e permanecer.

•    Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 Jô 4:19. 

•    A revelação progressiva do Amor de Deus nos estabelece na nossa nova natureza, para então vivermos por ela. O lema da nova natureza é viver na dimensão da generosidade, “de graça recebestes, de graça dai”. 

•    Uma mentalidade generosa onde refletimos quem ELE é, na expressão do seu amor.

•    Quando passamos de recebedores para doadores o amor é em nós aperfeiçoado.

•    Esta é uma declaração muito forte: Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

•    Não quer dizer necessariamente que não tenha nascido de novo, mas que está limitado por uma mentalidade carnal e egoísta. É possível ter um espírito NOVO e uma mente VELHA.

•    A revelação de Deus estabelece a nossa identidade em JESUS e sem esforço vamos aprendendo a viver como seus filhos. Saber quem você se tornou vai te libertar de qualquer coisa que não se relaciona mais com você... Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gal 5:16

•    Você será alinhado na sua identidade... Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos (maduros) de Deus. Rom 8:

•    Ser guiado por ELE, significa viver para ELE e fortalecido por ELE. 

•    Nada pode te fazer mais livre e realizado do que isto! No amor não existe medo, 1 Jô 4:18... O Amor nunca falha! 1 Co 13:8.

•    Viver na perspectiva do Amor, é viver na dimensão do Espírito, livre do temor humano, das manipulações religiosas, discernindo pela verdade e desfrutando de uma sabedoria que quem se opõe ao evangelho não pode suportar.

•    Nunca se esqueça que uma vez que você nasceu de novo, desfruta agora de uma “nova natureza” e tem a promessa de toda ajuda do Espírito Santo.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza... Rom 8:26

•    Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus!

•    Levante-se e resplandeça o generoso Amor de DEUS!!!