Artigos


2 Co 5:18,19Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação,pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação

·      Primeiro Ele nos confiou o ministério da reconciliação e depois nos encarregou da palavra da reconciliação.  Se você nasceu de novo você tem um ministério! Ministério da reconciliação.

JO 16:1Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. 4 Mas tenho-vos dito estas coisas, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco. 5 Agora, porém, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? 6 Antes, porque vos disse isto, o vosso coração se encheu de tristeza. 7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

·      LHE DAR com pessoas do mundo em muitos sentidos não será uma coisa fácil, considerando que estamos representando corretamente o Reino de Deus.

·      As pessoas mais difíceis de lhe dar, com certeza, são as pessoas escondidas atrás de um orgulho religioso.

·      Nada tem dado mais certo para o diabo do que apelar para o orgulho humano com uma proposta religiosa.

·      Jesus aqui descreveu estas pessoas meramente religiosas desta forma: E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas não fique intimidado, DEUS tem um plano perfeito!

·      Quando Jesus disse que Ele deveria voltar para o Pai, o coração dos discípulos se encheu de tristeza. Jesus queria que os discípulos entendessem a importância e a perspectiva da sua partida.

·      Todos aqueles que andaram com Jesus e creram nele não ficariam órfãos.

Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei

·      Até então o Espirito Santo estava preso dentro de Jesus. Mas a partir da sua morte, sepultamento e ressurreição, o Espirito Santo seria enviado aos que creram em Jesus através da sua pregação.

·      Em outras palavras, não só ganharíamos um intercessor junto ao Pai, mas também a mesma posição de FILHO que JESUS tem junto ao PAI, através de um espirito recriado.

·      Apenas o Espirito Santo pode nos devolver a natureza de Deus e a posição de filho através do novo nascimento.

·      Agora então vem o melhor: E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

·      O que significa: E quando ELE vier? Significa que o Espirito Santo iria vir para os discípulos que creram. Jesus disse: mas, se eu for, vo-lo enviarei

·      Em outras palavras, tudo que o Espirito Santo vai fazer é através dos crentes, ou da Igreja.

·      Jesus prometeu o Espirito Santo para cooperar de maneira sobrenatural com os discípulos para que o mundo pudesse crer nEle.

·      Então, quando o Espirito Santo vier, através dos discípulos, o MUNDO seria convencido do pecado, da justiça e do juízo.

·      O Espirito Santo tem então uma missão com três propósitos, e você esta convocado a cooperar com ele.

1.    Convencerá o mundo do pecado. vdo pecado, porque não crêem em mim.

 

·      A IMPORTANCIA DA PREGAÇÃO. Anuncie o REINO!

·      Todo filho de Deus tem autoridade para pregar o evangelho que o salvou.

·      Para você cooperar com o Espirito Santo de fato você precisa entender o que Jesus esta dizendo aqui.

·      Perceba que a palavra pecado aparece no singular.

·      Diante de Deus uma pessoa do mundo tem um pecado ou uma condição, não crer em JESUS!

2 Co 5:17Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; 19pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

·      Paulo ensina que: Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões.

·      Imputar, significa colocar na conta, cobrar.

·      A partir do momento que Jesus morreu e ressuscitou pelos pecados do mundo inteiro, Deus não cobra mais nenhum pecado que qualquer homem possa ter feito!

·      Com apenas uma única ressalva, que esta pessoa receba o que Jesus fez por ela!

·      Você percebe a sua importância neste processo?

·      É aquele que crê, que está qualificado a dar voz ao Espirito Santo anunciando a Jesus para alguém que ainda não o conhece.

·      Preste atenção no foco que a sua pregação deve ter.

·      Você não deve enfatizar os pecados que as pessoas possam cometer, não! Lembre-se,

19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.

·      Simplesmente conte as pessoas o que JESUS fez por elas, O Espirito Santo vai fazer o resto.

·      O que de fato condena um pecador mundano não é ser idolatra, avarento, homicida ou qualquer coisa assim, mas é não crer em JESUS.

Jo 3:18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.

2.    Convencerá o mundo da JUSTIÇA. v10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais...

·      A IMPORTANCIA DA TRANSFORMAÇÃO. Represente o REINO!

·      Voce não é mais um pecador tentando ser santo, você é um santo lutando contra o pecado.

·      Todo filho de Deus tem os recursos necessários para representar corretamente o Reino de Deus.

·      Até aquele momento JESUS era o único JUSTO em todo planeta.

Rom 3:10como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

·      A única referencia de homem JUSTO estava em JESUS e ELE iria para o PAI.

·      Então Jesus estava dizendo que o Espirito Santo quando enviado aos discípulos faria uma obra de transformação tão poderosa na vida deles, que eles se tornariam em uma ferramenta para convencer o mundo que é possível viver uma vida correta em Deus.

·      Independente de quão transformados já fomos temos que agarrar a revelação que em JESUS fomos feitos Justiça de DEUS.

21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

·      Apesar de estar em um processo, em JESUS nos tornamos Justiça de Deus.

·      Por isto o Espirito Santo pode dar testemunho da justiça de Deus ao mundo através dos mais simples atos de amor que você fizer.

·      Uma oração, uma oferta, um perdão, um abraço, uma visita, um sorriso...

·      Você não precisa ser um cristão completamente maduro para ser usado desta forma.

·      Claro, que quanto mais transformado mais o Espirito Santo poderá te usar.

·      A sua obediência a verdade revelada pelo Espirito Santo vão convencer o mundo que é possível viver uma vida justa.

1Pe 1:22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.

 

3. Convencera o Mundo do Juízo  v11, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

·      A IMPORTANCIA DA DEMONSTRAÇÃO. Demonstre a autoridade do REINO!

·      Todo filho de Deus tem autoridade legitima sobre o diabo.

·      JESUS esperava que os seus discípulos demonstrassem que o diabo perdeu!

·      É necessário entender isto por revelação!

·      O que JESUS fez a favor de você na cruz e o que JESUS fez contra o diabo na cruz!

Col 2:13e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;

·      Você não precisa mais conviver com as mazelas do pecados, das enfermidades e da miséria.

Hb 2:14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.

Mt 10:1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

·      Deus não pode ser adequadamente, nem corretamente representado sem poder.

·      Os milagres são absolutamente necessários para que as pessoas o vejam claramente.

Is 54:17 Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor.

REFLEXÃO PARA A CELULA

1. O que voce entende por MINISTERIO DA RECONCILIAÇÃO?

2. Qual foi a experiencia mais significativa para voce onde voce cooperou com o Espirito Santo para abençoar alguem?

3. Existe alguma tarefa ou pessoa especifica que o Espirito Santo esta dirigindo voce para anunciar o REINO? 

Boa celula!!!!