Artigos


Tg 2:17, Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma... 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as suas obras é estéril?21 Não foi pelas obras que Abraão, nosso pai, foi justificado quando ofereceu a seu filho Isaque sobre o altar? 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras e que pelas suas obras a fé foi consumada. 23 e cumpriu-se o que diz a Escritura: E Abraão creu a Deus, e isto lhe foi imputado para justiça, e ele foi chamado amigo de Deus.

·      O fato é, que pela fé podemos não só agradar a Deus, podemos nos tornar amigos de DEUS. Amigo, sugere companheirismo com confiança.

·      A fé é um principio que nos atrela a DEUS, que propõe uma relação de confiança com ELE. A fé tem a sua iniciativa em DEUS, mas exige de cada um de nós uma resposta. A fé não é um monologo, é um dialogo.

·      Por isto Tiago diz: a fé sem obras é morta. O que ele quer dizer com obras? Obediência.

·      Obras aqui, não tem nada haver em sair fazendo um monte de coisas para Deus que achamos que Ele vai gostar. Não.

·      É dar uma resposta coerente e alinhada ao que ELE nos falou.

·      A religião sempre quer fazer algo para compensar a desobediência, e isto nunca basta. A fé não, ela responde ao que Deus falou.

·      Deus pediu o filho que Abraão amava, e Abraão o entregou.

·      Então, quando respondemos com obediência ao que DEUS fala conosco, isto não só edifica a nossa fé, edifica também o nosso relacionamento ou companheirismo com DEUS. A obediência não só aperfeiçoou a fé de Abraão, mas fez dele amigo de DEUS.

·      Hoje, a fé em JESUS não é uma proposta para você mudar de religião, mas propõe desenvolver um relacionamento saudável com DEUS para conhece-lo e fazer a sua vontade.

O papel do Espirito Santo

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, seja com todos vós. 2 Co 13:14

·      Paulo proferiu esta benção a Igreja dos Corintos. Isto não é um chavão para terminar uma carta ou um culto.

·      Graça é um favor pleno, vindo de um amor incondicional, sem nenhuma expectativa de recompensa ou pagamento.

·      Não se pode comparar o amor humano com o Amor de DEUS.

·      O amor paterno se limita aos filhos... O amor conjugal limita-se ao casal... O amor entre amigos falhara se uma das partes nunca receber nada em retribuição pelo cuidado e interesse...

·      Mas o AMOR de DEUS é diferente. É um Amor que se sacrifica sem reservas em favor de todos. As palavras de Paulo: DEUS prova o seu Amor...

·      É na cruz que a graça de JESUS e o Amor de DEUS Pai se encontram. A cruz revela que a graça tem um preço e o Amor não mede sacrifícios.

·      Agora observe a ultima declaração desta benção: e a comunhão do Espírito Santo...

·      Comunhão significa comunicar-se com alguém, andar juntos, comer no mesmo prato, companheirismo.

·      O papel do Espirito Santo é revelar e aplicar todos os benefícios da cruz em nós.

·      O ES é o paracletos... o ajudador, consolador, conselheiro, advogado, o que anda lado a lado com aquele que crê, suprindo o que quer que seja necessário.

Jô 16:12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.

·      Desde que esta promessa foi cumprida, a pessoa do Espírito Santo se torna o Deus residente, representando a trindade na terra. Ele é o interprete, o revelador, o representante e o administrador do Pai e do filho.

·      Jesus disse: ...porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Ele tomará do que é meu e transferirá para vocês.

·      Ele adiciona: O que é meu, ...porque tudo quanto o Pai tem é meu. Tudo que é do filho e do Pai é ministrado a nós por ELE.

·      Tanto a graça que há em JESUS, quanto o insondável Amor de DEUS Pai nos é ministrado a medida que temos comunhão com o Espirito Santo.

A importância da oração

·      A medida da nossa fé é proporcional a nossa comunhão com o Espirito Santo.

·      Embora a graça de JESUS e o Amor do Pai sejam imensuráveis, eles serão inalcançáveis para quem não tem comunhão com o Espirito Santo.

Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites... Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Tg 4:2,3,5

·      Tiago esta falando de pessoas que apesar de terem o Espirito Santo não tem comunhão com ELE, e quando pedem ou oram não o envolve nas suas orações. Não permitem o Espirito Santo cooperar com elas, e na verdade estão constrangendo e apagando o Espirito Santo dentro delas. São pessoas carnais que não alcançam nada por viverem apenas para seus próprios deleites, e como consequência estão colhendo todo tipo de confusão.

·      Em contra partida a bíblia ensina que o Espirito Santo nos assiste para a oração eficiente e eficaz.

E da mesma maneira também o Espirito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espirito intercede por nos com gemidos inexprimíveis. Rom 8:26

·      Jd 20, também ressalta o lugar do Espirito Santo em nossa vida de oração.

...Edificando-vos a vos mesmos sobre a vossa fé santíssima, orando no Espirito Santo.

·      A maneira mais efetiva de você ter comunhão com o Espirito Santo é permitindo que ELE crie a oração perfeita no seu espirito.

·      É uma oração de concordância, Ele cria a oração e pela fé você declara, dando legalidade a tudo que o Espirito Santo esta orando através do seu espirito. É uma linguagem espiritual de oração, ou oração em linguas.

·      A partir dai você vai ouvir o Espirito Santo falando dentro de você.

·      Orar no Espirito Santo é tanto orar em línguas como orar em português fortalecido e orientado pelo Espirito. Dai a importância de sempre que oramos na nossa língua nativa orarmos com o nosso espirito edificado.

·      Isto era tão importante para os apóstolos que quando Paulo chegou a Éfeso, a primeira pergunta que ele fez para alguns da região, que pareciam cansados e abatidos foi:

At 19:2, Disse-lhes: recebestes vos já o Espirito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: nos nem ainda ouvimos que haja Espirito Santo... v6, E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espirito Santo; e falavam línguas e profetizavam.

·      Da mesma forma quando Jesus viu que os seus discípulos estavam tristes e desesperados, ELE os encorajou com a promessa que o Espirito Santo viria.

Eu rogarei ao Pai, e ELE vos dará outro consolador, para que esteja convosco para sempre... não vos deixarei órfãos; virei para vos. Jo 14:16, 18.

·      A comunhão do Espirito Santo te proporcionará dia a dia uma mudança de dentro para fora, te socorrendo em todas as tuas fraquezas, revelando a sua palavra e formando Cristo em você!

·      É impossível receber o testemunho do Espirito Santo momento a momento e isto não construir o Reino de DEUS em você.

A nossa missão

Jo 15:26, 27 Mas, quando vier o consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele espirito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vos também testificareis, pois estivestes comigo desde o principio.

·      A missão de pregar o evangelho ou testificar de JESUS foi dada PRIMEIRO ao Espirito Santo e depois aos que creram no Senhor.

·      A coisa mais estupida e que a Igreja mais tem feito é tentar fazer a obra de Deus sem a inspiração, fortalecimento e o companhia do Espirito Santo.

·      Este foi o grande diferencial da Igreja primitiva.

·      Depois que JESUS deu aos discípulos a comissão de fazer discípulos de todas as nações, não lhes disse para pregar o evangelho de imediato.

E eis que sobre vos envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lc 24:49

·      O êxito da Igreja primitiva foi este: ficaram em Jerusalém até que foram cheios do Espirito Santo, então PREGARAM! O livro de atos diz clara e repetidamente que o evangelho era pregado tendo a companhia do Espirito Santo.

·      Pense e reflita na experiência de Filipe em At 8:26-40.

·      Quando Felipe evangelizou este oficial, ele evangelizou toda a sua nação.

·      Como a nossa sensibilidade ao Espirito Santo nos faz produtivos para o REINO.

·      V29, disse o Espirito a Felipe, chega-te e ajunta-te a este carro.

·      V39, quando saíram da agua, o Espirito do Senhor arrebatou a Felipe...

·      Verdadeiro companheirismo! e lembre-se, A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a comunhão com o Espirito Santo é para todos. Desfrute!

REFLEXÃO PARA A CÉLULA

1.    Como você avalia a sua experiência diária com o Espirito Santo? Fraca, satisfatória ou contagiante?

2.    Compartilhe algo que o Espirito Santo falou ou mostrou a você, e o impacto que isto trouxe para a sua vida, ou para a vida de outras pessoas.