Artigos


·      A redenção de tudo que nos toca tem o fundamento na graça de Deus.

Ef 1:7, Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus, 8 E que Ele fez derramar sobre nós com toda sabedoria e entendimento.

·      A graça de Deus é o que Jesus fez por nós na cruz e não o que podemos fazer por Ele. A graça sempre entende que a iniciativa é de Deus em nos amar e redimir. Quando Jesus morreu e ressuscitou por nós, Ele pôs a nossa disposição um imensurável tesouro.

No entanto, Deus que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, deu-nos VIDA com CRISTO, estando nos ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela GRAÇA sois SALVOS. Ef 2:4,5

·      A GRAÇA anuncia o que DEUS fez por nós, quando não merecíamos e nem imaginávamos quantos benefícios Ele pôs a nossa disposição através do evangelho. Ele gratuitamente nos abriu riquezas insondáveis. Paulo chamou de “Riquezas da graça de Deus”. Não tem nada de pobre nem de escasso na graça!

Ef 2:7, Para revelar nas eras vindouras a suprema riqueza da sua graça, por intermédio da sua bondade em Cristo Jesus,

·      Deus não quer esconder isto de você, antes Ele quer que conheçamos a sua graça, Ele quer “revelar” esta riqueza que nos foi anunciada pelo evangelho. Por isto Paulo orou pelos Efésios:

Ef 1:18, para que os olhos do vosso coração sejam iluminados...

·      Este entendimento vem pela pregação. Então Paulo conclui,

Ef 2:8 Porquanto pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo. 10, pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje.

·      Somos salvos pela graça mediante a fé. A palavra “SALVOS” é a tradução da palavra grega “SOZO”. SOZO possui um significado amplo. Se aplica a salvação, perdão dos pecados, cura, libertação e muito mais. Esta relacionado com tudo que Jesus veio fazer em nosso favor:

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. Lc 4:18, 19

·      Então o significado de salvação inclui: perdão de pecados, libertação de demônios, proteção, cura física e emocional, provisão, livramento e até mesmo santificação.

·      Ele não irá fazer isto por nós, ELE JÁ FÊZ!!! Da para perceber que significa muito mais do que ir para o céu.

·      Esta é a pregação da graça, NA CRUZ:

1.    Jesus foi punido para sermos perdoados

2.    Jesus foi ferido para podermos ser curados.

3.    Jesus foi feito pecado com a nossa pecaminosidade para podermos nos tornar justos através da sua justiça.

      4.  Jesus morreu a nossa morte para que possamos compartilhar da sua vida

      5.    Jesus se tornou pobre com a nossa pobreza para nos tornar ricos com a sua riqueza.

6.    Jesus sofreu a nossa vergonha para que pudéssemos compartilhar da sua glória.

7.    Jesus sofreu a nossa rejeição para que nós pudéssemos Ter total aceitação como filhos de Deus.

8.    Jesus se tornou maldito para que nós fossemos abençoados.

·      É fundamental entender que toda esta provisão já foi paga na cruz, e está a nossa disposição. Então qual é a pergunta mais importante neste momento?

·      Como então nos apropriar desta salvação, desta provisão tão abrangente chamada por Paulo de riquezas da sua graça? Paulo disse: Somos salvos pela graça mediante a fé.

·      Existem dois caminhos que podemos tomar a fim de sermos salvos e justificados. O caminho da em Jesus ou o caminho das obrasPaulo disse:

não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo...

·      A pregação das obras é: Eu mereço! Eu sou salvo por aquilo que eu mesmo fiz! As obras estimulam o orgulho e a auto gratificação, ambos anulam a cruz!

·      A pregação da fé é diferente: Eu não mereço! Eu sou salvo por aquilo que Jesus fez por mim na cruz. O principio da fé sempre glorifica a quem você crê. A fé exalta somente a Jesus!

·      Por isto que Deus ouve a nossa oração, mas sempre responde a fé.

·      Mas é importante entender que a graça de Deus vai além. A graça de Deus não é leviana, não te autoriza a viver libertinamente.

·      Você acha que JESUS morreria pelos seus pecados e deixaria você escravo deles?

·      Antes a graça de Deus nos torna responsáveis, ela nos responsabiliza a CRER, ou seja, demanda uma resposta de fé e obediência a uma demonstração inegável do Amor de Deus.

·      SALVOS PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ

·      O fundamento da salvação é GRAÇA, mas o meio que ela é viabilizada é FÉ. A fé nasce quando a graça de Deus nos é revelada  Isto vem pela pregação do evangelho, das boas novas.

Nele, igualmente vos, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espirito Santo da promessa.

·      O evangelho é as boas novas que Jesus morreu pelos nossos pecados, foi sepultado, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou dos mortos, matou a morte para ser o caminho, a verdade e a vida!

·      Só é possível seguir a Jesus dando passos de fé.

·      Tanto a graça quanto a fé são presentes de Deus.

·      Em Ef 2:10, diz que nos tornamos então “criação de Deus”.

v10, pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje.

·      Esta falando sobre o novo nascimento. Uma vez selados com o Espirito Santo da promessa, nos tornamos criação de Deus realizada em Cristo Jesus. Quando nascemos de novo esta graça nos proporciona uma semente ou uma medida de fé.

I Pe 1:23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.

·      É nossa responsabilidade edificar e aumentar esta medida de fé.

·      Quanto mais a sua fé é edificada, aperfeiçoada e acrescida mais você desfruta da provisão da graça.

·      Tanto para agregar benefícios para a sua vida espiritual, como para servir o próximo como ministro de um evangelho de poder.

·      Aqui estamos vivendo na dimensão do Espirito, nos movendo em fé.

·      A fé que vem por ouvir a palavra viva de Cristo. Então nunca perca de vista tudo que está gratuitamente a sua disposição.

Ef 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

·      Você já se apropriou de todas as bênçãos espirituais em Cristo? Todas mesmo?

·      A resposta correta é sim e não.

·      Num aspecto legal sim, mas num aspecto experimental não.

·      É a fé que nos permite apropriar de todas as bênçãos que nos foram prometidas.

·      O que você não venceu ainda é simplesmente porque a sua fé não está edificada o suficiente. Não entre em condenação por isto. Seja paciente, perseverante e obediente. Você vai chegar lá!

·      Perceba, não é por aquilo que você faz, é pelo que você CRÊ.

·      Deus quer nos elevar para um lugar onde Ele está, onde a fé flui naturalmente nos dando acesso as riquezas da sua graça.

REFLEXÃO PARA A CÉLULA

1.     O que a graça de DEUS significa para você?

2.     Como você avalia o seu crescimento na fé?

3. Qual é o milagre que voce precisa se apropriar hoje?