Artigos


Lc 4:17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para pregar o evangelho aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos (aprisionados), e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitável (época da graça) do Senhor. 20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.

·      O Messias conhecia muito bem a sua missão. Jesus veio desfazer o erro do primeiro Adão. Quando Adão se curvou diante da mentira do diabo, ele não apenas comprometeu a si mesmo como também a toda a sua descendência.

Rom 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

·      A partir da queda de Adão, cada pessoa que nasceu recebeu uma passagem gratuita para embarcar no titanic, em outras palavras nasceram condenados a morte.

·      Esta foi a razão pela qual JESUS veio, e depois de ser batizado por João identificando-se com o homem na condição de pecador, foi também batizado com o Espirito Santo.

Lc 3:22,e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos;

·      Esta experiência permitiu a Jesus ser cheio do Espirito Santo. Não existe genuíno ministério até sermos cheios do Espirito Santo.

Lc 4:1Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, 2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome.

·      Qual foi o proposito de ser cheio do Espirito Santo? Vencer a tentação que o primeiro Adão não pode.

·      O primeiro Adão, mesmo estando num jardim de prosperidade não pode vencer o tentador. Em contra partida Jesus como segundo Adão, mesmo estando num deserto de necessidades o derrotou!

·      Então Jesus se preparou para esta batalha. Existem possibilidades reais desta batalha ter sido travada na mesma região. Um jardim que se tornou num terrível deserto por causa do pecado.

·      Como foi que Jesus se preparou para aquela batalha? Jejum e oração. Se você aprender como bloquear a sua carne, você bloqueará Satanás também. A única maneira que o diabo tem de controlar você é através da sua carne, e isto também afeta a sua forma de pensar e sentir. O nosso problema principal não é o diabo... é que nós ainda gostamos de algumas coisas que o diabo nos oferece! por isso o paaso determinante para se vencer uma batalha espiritual é controlar os proprios apetites.

·      Jesus ensinou esta mesma lição aos seus discípulos.

Mt 9:14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

·      Em essência, Jesus diz, “Enquanto Eu estou com vocês, vocês não precisam jejuar, porque Eu pus minha unção sobre vocês. Mas, o dia virá quando haverá uma mudança de dispensação.

·      Neste dia vocês irão jejuar. E vocês gostariam de saber por que jejuarão naquele dia?” Porque Eu colocarei o vinho novo dentro de vocês, mas em odres velhos, exatamente o que não se deveria fazer.

·      No momento em que você nasce de novo o seu espírito se assenta em lugares celestiais com Cristo Jesus. Mas, infelizmente, Ele tem que deixar você em uma veste velha ou odre velho – este corpo terreno.

·      Então, o jejum tem o mesmo efeito que um odre novo teria. O jejum preserva o odre velho contra o pecado. Mantem o corpo na posição de morto para o pecado, e o seu espirito na posição de vivo para Deus, e isto aguça a sua fé!

Rom 8:10, Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

·      O nosso jejum não muda a Deus; mas ele nos move para um lugar onde podemos receber de Deus. O jejum destrói o jugo que a carne tem em nossas vidas para que, ao invés de operarmos na carne, possamos operar continuamente no Espírito!

·      Então, Jesus cheio do Espirito Santo é conduzido pelo mesmo Espirito ao deserto para este acerto de contas com satanás. E o mais significativo de tudo,; a sua vitoria representaria a nossa vitoria!

...Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,

·      E depois de vencer o diabo Ele então retorna para a Galileia, NO PODER DO ESPIRITO.

Lc 4:14 Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

·      Esta foi a diferença que o jejum e a oração fizeram na vida de Jesus, a diferença entre ser CHEIO do Espirito e manifestar o PODER do Espirito. Ele não foi só cheio do Espírito, foi provado e aprovado como homem, para demonstrar o poder de DEUS desfazendo todas as obras do diabo.

MAIS DO QUE VENCEDORES

Rom 8:31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

·      O que significa ser mais do que vencedor?

·      Pense na preparação de um lutador de MMA. Meses e anos de preparação. Extrema disciplina na alimentação, nos exercícios físicos e nos treinamentos. Dia a dia acordando cedo, dando duro por dez a doze horas por dia. Muita pressão, muito suor, extrema dedicação. Então vem o grande dia. O dia da luta. E depois de três haunds de muito esforço, ele tomba o oponente num nocaute espetacular! Se torna o grande vencedor, o campeão. Recebe então o seu cheque milionario!

·      Então ele chega em casa, e o que ele faz? generosamente entrega o cheque da luta para a esposa!

·      Ele foi o grande vencedor, mas ela se tornou mais do que vencedora! Porque? Simplesmente ela vai desfrutar do premio da vitória do marido sem ter tomado sequer um soco.

·      Foi isto que Jesus fez a Igreja. Ele passou o cheque de campeão para nós. Somos a sua esposa!

·      Não só a conta da nossa redenção esta paga, como também Ele nos devolveu para o Pai, derramando nos nossos corações o Espirito Santo. Tudo que precisamos fazer é nos apropriar disto pela fé.

·      Por que então oração e jejum? Porque oração e jejum qualificam a sua fé para algumas vitorias especificas.

·      Jesus já venceu uma vitória completa por todos nós. A fé está relacionada em você saber receber o que Jesus conquistou. Salvação, cura, libertação, paz, provisão, tudo mais que nos faça mais do que vencedores.

·      Nunca entenderemos completamente a Palavra de Deus, enquanto não pudermos enxergar claramente os dois lados diferentes da nossa redenção: o lado legal e o lado experimental. O lado legal é a graça anunciada pelo evangelho. As boas noticias de tudo que Jesus fez, venceu e conquistou a nosso favor. Você só precisa ler a bíblia para conhecer toda verdade anunciada pela graça de Deus.

·      É um conjunto de promessas estabelecidas em um testamento, que tem força legal a nosso favor, porque o testador de fato morreu e ressuscitou por nós! Ai está a graça!

·      Entenda, Ele não vai vencer, Ele já venceu o pecado, as prisões, as enfermidades, as depressões, os temores, as necessidades financeiras, até mesmo a morte por cada um de nós.

·      Mas é preciso entender também o lado experimental, ou seja, o lado da sua experiência é vital. Pois ele aponta para a fé. Tudo que recebemos de Deus é anunciado pela graça, mas é apropriado pela fé. É a nossa fé nEle que nos justifica: nos salva, nos cura, nos liberta, nos supre. A fé é o principio que nos leva a apropriar de tudo que a graça anuncia pelo evangelho.

·      Concluindo é preciso aprender a pensar da maneira certa, para crer da maneira certa e para então fazer a confissão certa! Renove a sua mente em tudo que a graça de Deus declara em seu favor. E não pare de profetizar, porque a vitória certamente já é sua!

REFLEXÃO PARA A CELULA

1. Existe alguma area da sua vida que voce precisa batalhar atraves do jejum e da oração?