Artigos


E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:1-9

·      Josué 1 descreve o chamado de Josué.

·      Quando nós servimos pessoas que servem a Deus nos tornamos candidatos a entrarmos neste legado dando continuidade a obra de DEUS.

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés...

·      Deus não chamou Josué para ocupar o lugar de Moises, ELE chamou Josué para ser Josué, para uma missão para a qual ele nasceu, e se permitiu ser treinado e qualificado. A medida que desempenhamos o nosso chamado a nossa identidade é revelada.

·      O povo ainda estava um pouco inseguro com o líder novo Josué. Provavelmente o próprio Josué devia ter seus próprios questionamentos...

17 Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés.

·      Mas, quando entendemos o nosso chamado, e nos comprometemos com ele, seremos surpreendidos com as maiores descobertas a respeito de nos mesmos. A medida que vamos conhecendo a Deus vamos desvendando a nossa própria identidade. Será uma revelação progressiva, a revelação de DEUS, e a revelação de quem somos NELE.

·      Existem coisas que sempre acompanham um chamado, ou uma missão dada. Mas qual era mesmo a missão de Josué?

2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel

·      Primeiro Moises não deveria se abater com a morte de Moises. A sua confiança precisava estar em DEUS. Segundo, “passar o Jordão”.

levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

·      Vencer argumentos internos (levanta-te), para vencer barreiras externas (passar o Jordão). Vencer os limites internos para vencer os limites externos. Este principio seria o aferidor do sucesso ou do fracasso de Josué na sua missão.

·      A missão de Josué era entrar na terra com a nação de Israel, desocupa-la e reparti-la a fim de ocupa-la.

·      Quando DEUS te da um chamado, duas coisas serão disponibilizadas também: PROMESSAS e INSTRUÇÕES. As promessas são para você CRER que DEUS esta com você. As instruções são para garantir que você vai estar com DEUS. O nosso sucesso depende de crer nas promessas e ouvir a sua instrução.

·      Promessas...

3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

·      Uma promessa é uma declaração de sucesso que sai da boca de Deus para você e confirma a sua identidade.

·      Instrução.

7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

·      É necessário se comprometer com o aprendizado para se alinhar constantemente com DEUS. Isto vai garantir que você então vai andar com DEUS.   ...porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares...

·      A missão é o proposito, o que devemos fazer em termos de onde devemos chegar. A instrução por sua vez , vem pela comunhão, demanda busca e intimidade a medida que nos relacionamos com DEUS. É o pão de cada dia...

·      A instrução estabelece a qualidade do nosso processo. A instrução esta relacionada em aprender princípios que revelam estratégias e com estratégias que revelam princípios! A instrução exige companheirismo com DEUS. Não existe genuína obediência a DEUS sem intimidade com ELE.

·      Qual era a fonte de instrução para Josué? Como desfrutar desta instrução? Meditação! Meditar é pensar sobre verdades da palavra, enquanto ora com o espirito, até ser ensinado pelo Espirito Santo, ouvindo a sua voz. Meditar na palavra é fazer a palavra percorrer repetidamente o caminho da boca para o coração e do coração para a boca, até que você creia com o coração e confesse cheio de fé com a boca. Confissão e meditação são princípios relacionados.

·      O resultado de assimilar e confessar a palavra sempre será “não temas”. O medo será vencido pela fé, a ignorância pela instrução e as trevas pela luz.  ...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes...

·      O medo sempre anuncia a derrota, enquanto a palavra revelada é a evidencia da vitória.

2:9 E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.

·      Vamos ver a importância da instrução na pratica.

5:13 E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? 15 Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim. 6:1 Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos...

·      Ora Jericó estava rigorosamente fechada... Quando temos um encontro com DEUS e nossos sentidos espirituais são despertados, nossos olhos e ouvidos espirituais são abertos para a instrução.

·      Então o que parecia fechado se abrirá totalmente, o que parecia difícil será muito fácil! Depois do encontro de Josué veio a instrução para tomar a cidade. A instrução esta relacionada com uma palavra especifica, para uma situação especifica, para um momento especifico. É como a chave certa para uma porta especifica.

·      Preste atenção agora na conquista da próxima cidade, Ai.

Jos 7:3 E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.4 Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. 5 E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

·      O que parecia fácil, se tornou difícil, a vitória que parecia certa, se tornou em derrota! Porque? Acã pecou no anátema, mas Josué pecou sendo omisso em receber a instrução. Naquele dia Josué não tomou café da manhã com DEUS. Foi então que Josué percebeu a importância de instruir a todo o povo...

8:34 E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei.

·      Isto ocorreu assim que reverteu-se a derrota de ai. A conquista só seria sustentável se o povo aprendesse a temer ao SENHOR, dando ouvidos a sua voz. Lembre-se, a instrução é o pão de cada dia. Porque a derrota de Ai? Excesso de confiança. É quando confiamos nas experiências passadas e estamos desatualizados com DEUS para a batalha de hoje. Entenda, DEUS não perdoa a nossa ignorância quando ELE coloca inteiramente a nossa disposição a sua palavra e o seu Espirito de Sabedoria.

·      Se lembra do encontro de Josué com o Anjo? Ele tinha na sua mão uma espada desembainhada! Ele não afirmou estar do lado De Josué ou contra Ele. A espada estava desembainhada para ferir quem quer que quebrasse os princípios da palavra, e isto incluía Israel, como ocorreu na derrota de Ai.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido

·      Em outro sentido, o anjo com a espada desembainhada estava esperando por Josué liberar a sua fé.

CONCLUINDO

·      Gloria Deus pelo chamado! Gloria Deus pelas promessas! DEUS está conosco!

·      Mas a palavra diz: E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. 2 Cr 15:2

·      O que garante que estamos com ELE? Se recebemos dia a dia a sua instrução!

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Salmos 1:1-3

1 Jo 2:27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.