Artigos


E YAHWEH falou a Josué: Hoje removi de sobre vós a humilhação sofrida no Egito! Por este motivo o lugar ficou conhecido até hoje como Gilgal, monumento de pedras. Jos 5:9

·      Esta foi a quinta vez que YAHWEH falou com Josué depois do seu chamado, e precedeu uma das mais importantes experiências de Josué. Parte do chamado de Josué era aprender a ouvir a voz ou a instrução de Deus para cada dado momento. O segredo para obedecer era meditar.

Que o livro da lei esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele esta escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as suas empreitadas e alcançaras bom êxito. Jos 1:8

·      No exercício de meditar na palavra, ouvindo e obedecendo, ouvindo e obedecendo... Josué culminou numa experiência onde os seus olhos foram abertos para ver o próprio JESUS! Isto ocorreu logo depois do verso 9, no 13.

Encontrando-se Josué já nas proximidades de Jerico; de repente, ao olhar para cima, viu um homem em pé, empunhando uma espada...

·      Tudo que nós ainda não alcançamos em DEUS é porque ainda não foi construído dentro de nós. O processo de Deus é sempre de dentro para fora. Josué paulatinamente foi construindo uma fé madura para cumprir a sua missão. A fé vem pela revelação, não basta apenas entender com a mente. É mais do que você educar a sua mente, é você alimentar o seu espirito. Josué estava cheio de fé, e a nação de Israel como quem sonha! O opróbrio tinha sido removido!

Mas Como o opróbrio foi removido?

E YAHWEH falou a Josué: Hoje removi de sobre vós a humilhação sofrida no Egito! Por este motivo o lugar ficou conhecido até hoje como Guilgal, monumento de pedras. Jos 5:9

·      DEUS estava anunciando o fim de uma longa jornada, o fim de um processo longo e árduo. Hoje removi de sobre vós a humilhação sofrida no Egito! Quanto tempo durou o Egito? Opróbrio ou humilhação sofrida é traduzido como condição de vergonha e desgraça. É aquela urucubaca que não sai do seu encalço. Mas hoje pode sair!

·      Como que gerações (400 anos) que procuraram andar com DEUS  experimentaram uma condição de vergonha e desgraça por tanto tempo? Do mesmo jeito que eu e você, apesar de experimentarmos a salvação de Cristo , temos muitas vezes lhe dado com condições semelhantes.

·      Como vai a saúde da sua vida espiritual, dos seus relacionamentos, da sua vida emocional, da sua vida financeira? Você se encontra realmente livre, ou se encontra condicionado a um rastro de vergonha, tristeza e desgraça?

·      Mas é preciso entender que esta experiência de libertação para Israel foi o resultado de vários passos de obediência.

1.    Todo o povo deveria seguir a arca, manter os seus olhos nela e entender a sua revelação.

E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial;E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis. Jos 3:2, 3

·      Foi exigito manter uma distancia de 2000 covados ou 900 metros para não errarem o caminho. Esta era a distancia necessária para que todos os Israelitas pudessem seguir a arca tendo os seus olhos nela, desde o primeiro da fila até o ultimo.  A experiência era coletiva, mas a fé tinha que ser pessoal. Aquele que crê! Era necessário aprender a seguir, não simplesmente porque outros estavam seguindo, mas porque os olhos e o coração de cada um estava na arca, em aliança com o seu DEUS.  A fé é pessoal! 

2.    Todo o povo deveria ouvir e assimilar uma palavra especifica dada DEUS para aquele momento que confirmava a conquista de toda a terra.

Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança, dizendo: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, parareis aí.Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós. Jos 3:8-11

·      A garantia que Israel venceria e desapossaria estas sete nações é que o próprio Deus iria circuncidar a terra. A arca foi um tipo de faca para separar as aguas do Jordão permitindo a entrada na terra prometida. Assim que a terra foi circuncidada ela não tolerava mais a carnalidade das sete nações posseiras. Primeiro DEUS preparou a terra para Israel, e depois preparou Israel para a terra, circuncidando o povo. Antes de preparar você para as bênçãos, ELE vai preparar as bênçãos para você!

Ef 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo...

·      Já fomos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais... você está edificado na fé para receber?

·      DEUS preparou a terra para Israel se apossar dela, e ergueu um testemunho disto, tanto para aquela geração como para as futuras gerações.

Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali.Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje. Jos 4:8,9

·      As pessoas passam, mas o que DEUS faz através da sua palavra revelada permanece para sempre!

·      Pedras apontam para revelações que fundamentam o que DEUS faz. Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja... Que pedra era esta? O que fundamenta a Igreja é a revelação de quem é JESUS! E agora na passagem do Jordão, sobre estas pedras, o ETERNO estava fundamentando a terra (Eretz) para Israel!

·      Gilgal não era simplesmente um monumento de pedras, se tornou em um lugar marcado pela abundancia da revelação. Um testemunho (revelação) interno, as doze pedras dentro do rio. E um testemunho (revelação) externo, as pedras dispostas em circulo, em Gilgal. Estes dois testemunhos constroem a fé e a sua linguagem. O testemunho interno é do coração e o externo é o da boca. Crer com o coração e confessar com a boca! A bíblia ensina que existe uma conexão direta entre a boca e o coração. A fé que não é confessada pela boca nasce morta.

3.    Todo o povo deveria ser circuncidado.

Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel.Então Josué fez para si facas de pedra, e circuncidou aos filhos de Israel no monte dos prepúcios. E foi esta a causa por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, já haviam morrido no deserto, pelo caminho, depois que saíram do Egito. Porque todos os do povo que saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado. Jos 5:2-5

·      Agora era o momento de DEUS preparar o povo para a terra. Foi a geração que nasceu no deserto que tomou posse da terra prometida. E aqui foram circuncidados. As facas eram feitas de pedra... espiritualmente apontam para a revelação! Não existe verdadeira circuncisão do coração sem revelação!

·      Neste monte, chamado o monte dos prepúcios, o aprendizado foi consolidado: Gal 5:24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências...16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

·      Que dia doloroso, mas ao mesmo tempo, que dia glorioso!

V 8, E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.

·      Sararam, a palavra é “REVIVERAM”.  Uma experiência relacionada a um processo de morte e ressurreição. Observe as palavra de Paulo:

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.Rom 6: 4-6

·      O velho homem representa a soma de tudo o que herdamos de Adão, e de tudo que assimilamos vivendo como escravos do pecado. Não por mera coincidência, as aguas do Jordão foram cortadas pela arca da aliança, em uma cidade chamada Adão!

... as águas que vinham de cima pararam, e levantaram-se num montão, mui longe, na altura de Adão, cidade que está junto a Zaretã; e as que desciam para o mar da Arabá, isto é, o mar Salgado, foram de todo cortadas. O povo passou bem em frente de Jericó. Jos 3:16

·      De Adão herdamos um espirito morto, separado de DEUS. A nossa alma portanto desprovida de qualquer recurso espiritual, ficou controlada pelos exageros da carne, somando dia a dia experiências traumáticas, corrompendo a nossa forma de pensar e sentir e tornando a nossa vontade presa aos laços do diabo. Podemos reconhecer o velho homem sabendo o que é o novo homem, porque tudo o que não é do novo homem deve pertencer ao velho. O Senhor Jesus, ao ir à cruz, levou sobre si não só nossos pecados mas também cada um de nós. Ele não apenas nos substituiu, ELE nos representou! Precisamos primeiro contrair um espirito regenerado pelo novo nascimento, e depois este novo homem criado em verdadeira justiça e santidade precisa assumir o comando.

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Ef 4:21-24

·      Precisamos despir de um e vestir do outro!

·      ... que nosso velho homem foi crucificado com ele ...

·      O verbo «crucificado», no original, denota que nosso velho homem foi uma vez e para sempre crucificado com Ele. Como a cruz de Cristo é um fato consumado, assim também nosso ser crucificado com Ele é também um fato consumado. É assim que você deve se considerar agora, por fé. Isto não pode ser objeto de simples compreensão mental; tem que ser por revelação. A fé vem por revelação. Qual é a conseqüência da crucificação de nosso velho homem? para que o corpo de pecado possa ser reduzido à impotência. Quando o novo homem assume, o corpo é desocupado do pecado e se torna um sacrificio vivo, santo e agradavel para Deus! Aqui vamos experimentar “novidade de vida”.

·      Era isto que DEUS estava falando para Josué:

E YAHWEH falou a Josué: Hoje removi de sobre vós a humilhação sofrida no Egito! Por este motivo o lugar ficou conhecido até hoje como Guilgal, monumento de pedras. Jos 5:9

·      Então celebraram a PASCOA... e comeram das novidades da terra! O Cardápio mudou! pergunta se alguem reclamou porque o maná parou? Na verdade tudo mudou! Nunca a PASCOA fez tanto sentido para ISRAEL!

Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó.
E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas.
E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã. Jos 5:10-12

  •          Deus te chama para um novo nivel e para um novo tempo, onde voce vai andar em novidade de vida e vai experimentar conquistas novas a cada dia!
  •