Artigos


Jeová pô-los em desordem diante de Israel, que os feriu com grande matança em Gibeom, e os foi perseguindo pelo caminho da subida de Bete-Horom, e deu neles até Azeca, e até Maquedá. Quando iam fugindo de diante de Israel, e estavam na descida de Bete-Horom, fez Jeová cair do céu grandes pedras em cima deles até Azeca, e morreram. Foram mais os que morreram pela chuva de pedra do que os que os filhos de Israel mataram à espada. Falou Josué a Jeová no dia em que Jeová entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença de Israel: Sol, detém-te em Gibeom, E tu, Lua, no vale de Aijalom. Deteve-se o sol, e parou a lua, Até que o povo se vingou dos seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se quase um dia inteiro. Nem antes nem depois houve dia semelhante a esse, atendendo Jeová à voz dum homem; porque pelejava por Israel. Josué 10:10-14

Que o livro da lei esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele esta escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as suas empreitadas e alcançaras bom êxito. Jos 1:8

Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.Se confessares com a tua boca a Jesus como Senhor, e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação. Rom 10:8-10

A palavra que esta perto de ti.

·      Paulo o Apostolo explica como isto funciona.

A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.

·      No v 8, Paulo cita a boca primeiro, e depois o coração. Todas as vezes que DEUS fala dentro de você, isto gera fé. Para esta fé crescer você precisa confessar esta palavra revelada. A confissão é um exercício espiritual de fé.

·      No v9, Paulo novamente cita a boca primeiro, e depois o coração.

Se confessares com a tua boca a Jesus como Senhor, e creres no teu coração...

·      Mas no v10, ele inverte a ordem, o coração vem primeiro, e depois a boca.

porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação.

·      A medida que confessamos com a boca, consolidamos a fé no nosso coração. Uma vez que a fé esta consolidada no seu coração, automaticamente a confissão correta flui pela boca. Aqui aprendemos a linguagem da fé, e vamos experimentar os benefícios da salvação.

·      Não é simplesmente o aumento do CONHECIMENTO da Palavra de Deus que traz vitórias individuais em nossas vidas, mas, sim, o RHEMA – a Palavra revelada. Aquela palavra que DEUS falou conosco, e através de uma perseverante confissão consolidamos uma fé que produz salvação. 

·      Os mesmos princípios de fé que perdoam pecados, tiram alguém do leito da morte, fazem negócios prosperarem e transformam toda crise em vitória!

A palavra declarada por JOSUÉ

·      Perceba o que Josué falou na presença de todo Israel.

Falou Josué a Jeová no dia em que Jeová entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença de Israel: Sol, detém-te em Gibeom, E tu, Lua, no vale de Aijalom. Deteve-se o sol, e parou a lua, Até que o povo se vingou dos seus inimigos.

·      A sua declaração publica de fé é sempre um clamor a YAHWEH. A fé precisa ser confessada com a boca, exercitada com ações e testada pelas tribulações e adversidades. No v14, diz...

Nem antes nem depois houve dia semelhante a esse, atendendo Jeová à voz dum homem; porque pelejava por Israel.

·      Antes de faltar dias semelhantes a este, faltam homens semelhantes a este, que fala a palavra de DEUS cheio de fé! Porque DEUS atende a voz de um homem? Por uma única razão, fé. O sol e a lua incrivelmente obedeceram a voz de um homem!

·      Logo depois Josué transferiu mais desta unção de fé para todo o exercito de Israel!

Sendo esses reis trazidos a Josué, chamou ele todos os homens de Israel, e disse aos comandantes dos homens de guerra que iam com ele: Aproximai-vos, e ponde os pés sobre os pescoços destes reis. Eles se aproximaram e puseram os pés sobre os pescoços deles.Então lhes disse Josué: Não temais, nem vos atemorizeis; sede corajosos e fortes, porque assim fará Jeová a todos os vossos inimigos, contra quem estais pelejando. Depois Josué os feriu, lhes tirou a vida e os enforcou em cinco madeiros; e ficaram pendurados até a tarde. Jos 10:24-26

·      Josué poderia ter deixado estes 5 reis morrerem de inanição dentro da caverna, mas ele não o fez. Porque? Josué queria construir e consolidar um quadro mental de fé, nos lideres como em todo o seu exercito, sobre qual seria o futuro deles. Precisavam visualizar e mentalizar a derrota daqueles reis que pensavam ser muito difíceis de conquistar.

·      Todas as pessoas trazem dentro delas uma imagem de quem são, quem DEUS é, e quem os inimigos ou as adversidades são para elas.

Aproximai-vos, e ponde os pés sobre os pescoços destes reis...

·      Uma fotografia que mudou a forma dos lideres e de todo exercito de Israel verem a si mesmos, a DEUS e aos seus inimigos.

Depois Josué os feriu, lhes tirou a vida e os enforcou em cinco madeiros; e ficaram pendurados até a tarde.

·      Esta foi a segunda foto, onde aqueles corpos ficaram a vista de todos até a tarde. Vitórias espirituais consolidam uma mudança que a palavra revelada de DEUS provocou em nós de dentro para fora.

·      Na verdade, o que significou aquela chuva de pedras? Não era apenas Josué que estava confessando a palavra revelada, todo exercito de guerra estava! Cada pedrada, uma palavra revelada e confessada pelos filhos de Israel! De onde procedeu tanta revelação?

E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal. Jos 10:9

·      Uma fé construída numa vigília de busca. Venceram a subida e a noite espiritual meditando e confessando a palavra! Uma noite que foi recompensada por um dia a mais!

Como o diabo trabalha então?

·      Deixe-me ajudar-lhe a reconhecer quando o diabo esta operando contra sua mente. Uma resistência sutil começa a impregnar suas emoções, pressionando você a colocar a Palavra em segundo ou até em terceiro lugar em sua vida, no que diz respeito a procurar respostas para seus problemas. Ou quando dentro de você existe uma pequena voz contraria que tem a audácia de tentar convencê-lo de que a Palavra de Deus não está funcionando. Esses são sinais claros da resistência do diabo. Ele esta tentando desarmar você, porque ele sabe que será derrotado se com perseverança você usar a palavra de DEUS contra ele.

A esperança que a fé pode usar

Heb 11:1 diz, Ora, a fé é o firme fundamento (certeza) das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

·      Tem pessoas que parecem estar operando em uma fé “perfeita”, contudo nunca recebem de Deus a resposta que precisam. A verdade é que se analisarmos de perto o caminhar dessas pessoas com Deus, veremos que apesar de serem boas pessoas, a Palavra de Deus não é prioridade em suas vidas.

·      O método de DEUS é usar Sua Palavra para vencer tudo dentro de nós que impede nossa esperança de ser o tipo de esperança descrita em Hebreus 11, Uma esperança que pode ser transformada em fé.

·      Uma das chaves principais para substituir o tipo de esperança que está cheia de desculpas e medos pela esperança que crê no que Deus diz é A CONFISSÃO DA PALAVRA.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Co 10:4, 5

·      O termo “fortalezas” se refere ao mesmo tipo de fortificação ou antigo forte militar utilizado no passado. Esses fortes foram construídos para defender cidades contra ataques e, quando necessário, servia de abrigo dos inimigos.

Porém vós não vos detenhais; persegui os vossos inimigos, e atacai os que vão ficando atrás; não os deixeis entrar nas suas cidades, porque o Senhor vosso Deus já vo-los deu na vossa mão. E sucedeu que, acabando Josué e os filhos de Israel de os ferir com grande matança, até consumi-los, e os que ficaram deles se retiraram às cidades fortificadas... Jos 10: 19, 20

·      O diabo também tenta erguer fortalezas em nossa alma para nos impedir de receber de Deus. Veja, quando Deus é sua fortaleza, isso significa que você foi transformado por Sua palavra, a sua mente foi renovada, as suas emoções curadas e a sua vontade liberta.  Esse tipo de esperança pode ser transformado em fé.

·      Contudo, se o diabo trancou você em uma de suas fortalezas, é porque ele não quer que você receba o que Deus disse que já é seu.

·      O que você precisa entender sobre os planos do inimigo é que sua fortaleza não consiste em pobreza, embora a falta de dinheiro pareça uma prisão. Sua fortaleza não consiste em doenças terminais, embora o medo da morte pareça uma prisão. Sua fortaleza não consiste em hábitos impuros que controlam uma pessoa através dos desejos da carne, mesmo que isto tambem pareça uma prisão.

·      Na realidade, suas fortalezas consistem em raciocínios – pensamentos criados pelas emoções.

·      Em outras palavras, as fortalezas do inimigo são emoções que enchem uma pessoa de preocupação e medo e impedem-na de confiar na Palavra de Deus, gerando falta de esperança.

·      Portanto, a verdadeira batalha não é contra Satanás ou com a doença.  O problema é se o diabo conseguiu colocar você contra a Palavra, prendendo-o em uma prisão de desespero que rejeita o que Deus diz.

·      É POR ISSO QUE A CONFISSÃO É TÃO PODEROSA! Ela muda o tipo errado de esperança que está dentro de você; Ela tira a esperança cheia de desculpas e medos e lhe dá a esperança que pode ser transformada em fé.

·      E o milagre que você tem esperado vai acontecer!