Artigos


Bem aventurado o homem que suporta a tentação; porque quando for provado receberá a COROA DA VIDA, a qual o SENHOR tem prometido aos que o amam. Tg 1:12

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE  

·      Deus está interessado no seu crescimento espiritual.

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tg 1:2-4

·      Quando os tempos difíceis chegam , às vezes nos sentimos como se faltasse fé. Entenda: fé não é a ausência de lutas, mas é justamente a maneira com a qual nos firmamos em Deus, para atravessarmos as lutas.

·      O que significa crescer espiritualmente? Significa vencer fraquezas, nos tornarmos perfeitos e completos, sem deficiência alguma no caráter. Para isto é preciso aprender a desfrutar de um processo saudável de edificação do espirito para a mortificação da carne. Isto salva a alma!

LIDANDO COM FRAQUEZAS

·      Como sabemos que temos fraquezas? A inconstância denuncia as fraquezas. Não é difícil descobrir que todos temos fraquezas.

·      Saiba, Deus não está esperando até você ser perfeito para amá-Lo.  Suas lutas ou fraquezas não mudam o Amor que Ele tem por você. NA VERDADE DEUS planeja aperfeiçoar o seu poder na sua fraqueza!

·      Qual é a fraqueza que você precisa vencer? DEUS está com você e em você. O SENHOR JESUS te diz, Na sua perseverança EU vou possuir a sua alma! Nesta batalha é fato, DEUS precisa da sua perseverança. A única coisa que você não pode fazer é desistir.

·      A inconstância é caracterizada por uma mente dividida entre carne e espirito. Quem seguir? Quando a duvida é instalada, tem-se a tendência de acabar seguindo os desejos da carne.

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tg 1:6-8.

·      Tiago chamou de “coração dobre”. De um lado esta a vontade de Deus, do outro, um sentimento de impotência, uma sensação de fracasso.

A SABEDORIA RESPONDE TUDO

·      Mas há um escape para toda tentação.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tg 1:5

·      Receber a sabedoria do alto. Sabedoria é a capacidade de discernir, de ouvir a DEUS... Onde existe sabedoria, a duvida não prevalece. O galardão da sabedoria é vida, riquezas e honra.

LUTANDO PELA COROA DA VIDA

·      EXISTE um troféu para aqueles que vencem provas ou tentações.

12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

·      Sabe quando você sente aquela pressão onde a impressão é que a sua alma esta sendo moída? Fica firme, porque tem uma recompensa.  A coroa da vida esta relacionada com o quanto de CRISTO foi formado em nós. O nosso galardão não é o quanto fazemos, mas o quanto ELE vive em nós!

·      Suportar a tentação significa não ceder a carne, vencer a fraqueza, matar a inconstância, crescer espiritualmente. Saiba, existe uma recompensa: A coroa da VIDA.

O QUE É A TENTAÇÃO?

·      Apesar de você ter nascido de novo, ainda esta vestido de um corpo de carne. A tentação é o poder que a sua carne tem de atrair a sua alma para fazer a vontade dela. A vontade da carne nunca vai agradar a DEUS e sempre vai satisfazer ao diabo.

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Tg 1:13-16

·      Concupiscências são vínculos estabelecidos entre a carne e a alma a medida que fazemos a vontade da carne. Quanto mais viciada é a alma nos prazeres da carne, mais fortes são estes vínculos. Certamente existe uma energia negativa passando por estes fios ou vínculos, que é explorada pelos demônios. O diabo sempre controla as pessoas explorando a própria carnalidade delas.

·      Quanto a tentação, DEUS não participa disto. Mas o diabo certamente vai participar, porque apesar da tentação estar relacionada com o desejo da sua carne, isto vai conceber o pecado, que tem como objetivo matar a sua vida espiritual com DEUS. O império do diabo, é um império de morte. Este é o seu objetivo final.

·      Então quando tentado, entenda a posição de DEUS, a posição do diabo e principalmente entenda a sua própria posição.

VOCÊ EM CRISTO

·      É fundamental você entender que em todas estas tentações voce estará sempre diante de duas opções. Tiago, nos próximos versos, explica quem você é agora, para você entender como reagir e como vencer a tentação.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tg 1:17-20

·      O novo nascimento é uma dadiva perfeita que vem do alto... Nascemos de novo de um PAI em quem não há qualquer instabilidade. Você se tornou a parte mais importante (primícias) de toda criação de DEUS. Tiago chama a nossa nova natureza de LUZ. Não ha nada de instável ou de trevas no seu espirito que foi regenerado por DEUS.

·      Qual é a coisa mais importante para aprender depois que nascemos de novo? Aprender a SEGUIR o ESPIRITO SANTO.

A IMPORTANCIA DE SEGUIR SUA NOVA NATUREZA

·      SEGUIR implica em ouvir e obedecer.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

·      PRONTOS PARA OUVIR, significa uma vida espiritual ativada!

pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

·      Mais afinados com o Espirito do que com a ansiedade e instabilidade da alma. Precisamos de treino espiritual! O Espirito Santo já providenciou uma estratégia perfeita. O que treina os nossos ouvidos? Exercitar o nosso espirito tendo comunhão com DEUS. Aqui temos a importância da oração em línguas, da meditação na palavra, da adoração e etc.

·      O fato é que para mortificar a carne, temos que primeiro edificar esta nova natureza de luz que recebemos quando nascemos de novo. Então Tiago diz:

21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

·      O que edifica o nosso espirito é nos alimentarmos da palavra. É necessário dedicação para que haja de fato assimilação da palavra. Quando a palavra de DEUS produz fé no nosso espirito, estamos de fato, diante da oportunidade de mudar a nossa mente, corrigir as emoções e direcionar a nossa vontade para seguir o Espirito Santo.

CARATER FORJADO PELA OBEDIENCIA

·      Da mesma forma que o proposito final do diabo pela tentação é a morte, o proposito final de DEUS é a consolidação do nosso caráter pela obediência a verdade.

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tg 1:22-27

·      Todas as atividades que poderiam nos definir como uma pessoa “religiosa”, aqui no bom sentido, só tem sentido se aprendemos a viver pela nossa nova natureza, sendo obedientes a verdade. Não basta ouvir a verdade, é necessário obedece-la.

·      O resultado disto: Não seremos inconstantes, nem reativos na alma, vamos ganhar poder para refrear a língua, vamos vencer as paixões do mundo e vamos viver uma vida demonstrando o AMOR DE JESUS.

NO AMOR DO CORDEIRO,

Tulio De Souza Borges