Mensagem em áudio Agenda

 

·      Deus tem um plano para a sua vida. Ele deseja ardentemente que você creia que já foi abençoado. A única maneira de ser abençoado por Deus abençoar é através do evangelho, o que Paulo chamou aqui, a palavra da verdade. O que é o evangelho?

 (EF 1:3) -  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 4  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5  E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito (benevolência) de sua vontade, 6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;

·      O Evangelho são as boas novas de Deus, onde temos pleno perdão dos nossos pecados pelo sangue de Jesus, e pelo seu sacrifício podemos ser adotados como filhos e filhas para vivermos uma vida irrepreensível diante dele em amor.

·      O evangelho é uma obra consumada, terminada... o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Perceba o que Paulo diz no capitulo 2:5

Deu-nos vida com CRISTO, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos. Ef 2:5

·      A graça é aquilo que JESUS fez por nós antes de recebermos o que ELE fez. Não tem nada a ver com a nossa performance ou com algo que nós tenhamos feito para merecer. 

1Co 15:1Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos anunciei, o qual também recebestes, e no qual estais firmes, 2 e pelo qual sois salvos, se é que o conservais, como vo-lo preguei, salvo se crestes em vão. 3 Pois eu vos entreguei primeiramente o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, e que foi sepultado, 4 e que foi ressuscitado ao terceiro dia segundo as Escrituras...

·      Sendo assim, Deus já te elegeu para ser santo e irrepreensível, e isto só é possível se você se tornar filho pelo evangelho, ser feito justo com a justiça de JESUS.

·      Como que alguém pode se tornar filho ou filha de Deus?

EF 1:13, 14 - Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

OUVIR – Depende de alguém que pregue.

·      Como creram se não há quem pregue? A pregação depende tanto da mensagem correta quanto do caráter do mensageiro.

...ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou...

·      O que define o evangelho é a verdade que está em CRISTO. A pregação do evangelho é um ato poderoso de guerra espiritual.

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor  2 Co 4:2-5

·      Paulo disse que um dos empecilhos para o Reino de DEUS avançar seriam por incrível que pareça alguns pregadores... Pregam Jesus, mas não representam Jesus. São aqueles que tem segundas, terceiras e quartas intenções pregando o evangelho que possivelmente já se tornou em outro evangelho. A pregação do evangelho exige um combate legitimo. Sempre existe um preço para quem prega e naturalmente uma recompensa. Paulo enfrentou tamanha resistência, que teve que enfrentar até cadeias. Mas declarou, o evangelho não está preso.

CRER – Depende de alguém que ouve.

·      A fé vem pelo ouvir... O evangelho não é imposto, é proposto. E só desfruta dele quem ouve e se apropria. Apropriar é tornar próprio. A única maneira de se apropriar do evangelho é crendo. Crer é simplesmente concordar com o que Deus fez por nos e com o que Ele diz na sua palavra a nosso respeito.

·      A fé sempre está relacionada com crer e confiar, ou fé e confiança. O crer sempre nos leva a uma entrega com confiança. Porém o processo não estará completo até que a fé se desenvolva em confiança. Qual a diferença entre fé e confiança? Fé é um ato, enquanto confiança é uma atitude.

SL 37:5 -  Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

·      A entrega descreve um singular ato de fé, a confiança descreve uma contínua atitude que segue o ato inicial da entrega. Depois disto, Deus toma o controle, Ele fará!

·      Uma simples ilustração seria quando alguém faz um depósito bancário. Você entrega o dinheiro e recebe um recibo. Esta é a entrega. Depois você pode questionar, será que o banco vai cuidar do meu dinheiro e vai devolvê-lo com os rendimentos corretos? E tudo que você faz é colocar o recibo num lugar seguro para se garantir. Esta é a confiança.

·      Muitos de nós damos o primeiro passo, num ato de fé entregamos a nossa vida a Jesus, mas depois não mantemos ou não construímos uma atitude de confiança. Estranhamente achamos mais fácil confiar num banco terreno do que no Deus dos céus.

·      Então entenda, se você entregar sinceramente a sua vida a Cristo, Ele fará o resto. Venha como você está, se entregue a Ele a despeito de qualquer circunstancia.

SER SELADO – Depende de quem salva.

...vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa...

·      Na verdade Deus não te dá um recibo, Ele te dá o Espírito Santo. Ele mesmo vem pessoalmente a sua vida para garantir a sua entrega e completar a obra de Cristo em você. Uma vez selados nos tornamos morada de Deus. Que privilégio e que responsabilidade.

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: Rom 8:15-17

·      O que garante a sua salvação? A sua performance? Quantos de nós apesar de salvos temos que lhe dar com fraquezas e ainda tropeçamos?Todos. O que garante a nossa salvação é o fato de sermos filhos, selados com o seu Espirito!

HERANÇA – Depende da nossa fé no evangelho e obediência ao Espírito Santo.

...que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

·      Uma coisa é receber o Espirito Santo, outra coisa é aprender a obedece-lo.

Gal 5:25Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

·      Precisamos prosseguir para a maturidade. Tomar posse da nossa herança em Deus está relacionado com o nosso crescimento espiritual. É o processo do legal para o experimental.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo

·      Legalmente a herança é nossa, as promessas são nossas, mas para nos apropriarmos experimentalmente delas temos que exercer a nossa fé em Cristo pelo Espírito Santo. Quem é salvo ganha uma herança porque ganha um novo PAI. O primeiro aspecto da nossa herança é assimilar o seu caráter, precisamos nos tornar tais como Ele é.

Como tomar posse da nossa herança em Deus, ou como crescer espiritualmente?

·      Entenda, o Evangelho empodera, capacita você!

v15 Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos,

·      Você vai ficar cheio de fé, cheio do Amor de Deus.

·      Maturidade é um processo onde olhamos para Jesus, assimilamos a sua vontade e nos tornamos funcionais para reproduzi-lo na vida de outros. Aqui, não apenas recebemos os benefícios do evangelho. Aprendemos a nos comprometer com a causa de Cristo.

·      Vida de oração!

(EF 1:16) -  Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:

·      Precisamos ser ensinados pelo Espírito Santo na palavra de Deus.

(EF 1:17) -  Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

·      O que aumenta a nossa capacidade de sermos ensinados e enriquecidos pelo Espírito Santo é a nossa disposição de conhecermos a Deus.

(OS 6:1-3) -  VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

·      Conhecer a Deus na essência é experimentar o que Oséias experimentou: Conhecer a Deus não é meramente estudar os conceitos teóricos da teologia. Segundo Oséias, conhecer progressivamente a Deus é o processo onde Deus fere, trata da ferida, cicatriza, vivifica e ressuscita. Não é apenas informação, mas principalmente formação. E isto demanda transformação. Só o evangelho tem poder para nos transformar de dentro para fora. Com certeza responder com perseverança e compromisso. Não desmaie diante desta proposta. Apesar de começar com a cruz termina com a ressurreição!

·      É através deste processo que os olhos do nosso coração são iluminados.

Como sabemos que estamos prevalecendo neste processo

(EF 1:18) -  Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;19 E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.

      Esperança da sua vocação -  Uma revelação pessoal dos seus dons, da maneira singular de como Deus deseja usar    você.

Herança nos santos - Uma revelação do que lhe é por direito em Cristo. Toda herança maldita é quebrada pela obediência ao Espírito. A condição de filho de DEUS te dá o direito de quebrar a herança da morte e do pecado que veio por Adão.  

A grandeza do seu poder sobre nós -  Uma revelação clara do poder que Deus nos disponibiliza  para sermos usados por Deus como para nos apropriarmos do que nos é por direito em Cristo. Este poder é o mesmo poder que matou a morte de Jesus. Se Ele arrancou a Jesus do inferno e da morte, qual é a área da nossa vida que precise de libertação que Ele não possa fazer?

·      Uma vez salvos e selados com o Espírito Santo, nos tornamos parte do corpo de Jesus. Temos o mesmo direito de ressuscitar que Ele teve pelo Espírito Santo. A natureza do corpo de Jesus é um corpo ressurreto.

·      A minha oraçao é que em TUDO você seja enriquecido pelo EVANGELHO!

No Amor Agape,

Tulio de Souza Borges