E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Mc 10: 17...

 UM JOVEM RICO E RELIGIOSO

·      Este não era apenas um jovem rico, era rico e religioso. Associava a riqueza que possuía a sua religiosidade. Existe um pensamento perigoso: “se eu tenho dinheiro eu tenho a aprovação de DEUS”. Mas a grande questão sempre é em quem ou no que esta a nossa real confiança.

... correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele ...

·      Existe um conceito de adoração na bíblia, que relaciona a posição do corpo, com a atitude do coração. Quando isto esta genuinamente alinhado, flui uma adoração sincera. A submissão do corpo tem que ser uma expressão da submissão do coração. Caso contrario é só religiosidade. Aparentemente começou bem, ajoelhando-se... Mas a partir do momento em que abriu a sua boca, seu coração foi revelado.

 UMA PERGUNTA ERRADA

Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

·      FAZER e HERDAR são palavras desconectadas. Você não tem que FAZER para herdar, você tem que SER para herdar.  Voce tem que ser filho ou um amigo muito amado. Herança segundo o dicionario de lingua portuguesa é "direito ou obrigação transmitidos por disposição testamentária ou por via de sucessão". Herança fala de um principio onde alguém semeou para você colher.

·       Como você se tornou um pecador? Adão semeou... Como você pode se tornar justo? JESUS, o ultimo Adão semeou... A resposta está no principio da herança. Não tem nada a ver com que você faz em termos de obediência, ou com o que você mereça.

Rom 5:19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

·      Você foi feito pecador com a desobediência de Adão, e da mesma forma, a única possibilidade de ser feito justo, não é pela sua própria obediência, mas pela perfeita obediência de JESUS.

...mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Fil 2:7, 8

ELOGIO SINCERO OU DISSIMULAÇÃO?

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

·      Aquele jovem rico e religioso estava perdido nos seus conceitos. Ele na verdade chamou JESUS de bom, porque se achava bom, gabava-se de guardar a lei. Mas quando chamou JESUS de bom, abriu a porta para JESUS falar na sua vida. Percebendo isto JESUS colocou o machado nesta raiz podre.

Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos...

·      JESUS não perguntou se ele cumpria os mandamentos, mas se sabia os mandamentos. Ele então foi muito longe na sua afirmação...

Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade...

·      Este é o problema da religião, sempre mente.

E Jesus, olhando para ele, o amou...

·      Esta é a realidade de JESUS, sempre AMA. Sempre que vamos confrontar uma pessoa precisamos ama-la primeiro. Se o amor não funcionar, nada mais vai funcionar.

A IMPORTANCIA DE MOSTRAR O RIGOR DA LEI PARA PESSOAS ENSIMESMADAS

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa...

·     Sempre vai faltar alguma coisa para as pessoas que acham que tem demais. O que estava faltando para aquele jovem ter vida eterna? VERDADE. JESUS sabia que aquele jovem não tinha falado a verdade e estava pronto para provar. Se uma pessoa de fato cumpre os mandamentos, podemos dizer que esta pessoa possui uma confiança perfeita e inabalável em DEUS. Então veio uma palavra que revelou o que aquele jovem religioso queria esconder.

Vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

·      Existe uma grande diferença entre “o que eu tenho que fazer religiosamente falando” e “deixar tudo e seguir”.

·      Porque o AMOR levou JESUS a ser tão exigente com aquele jovem? JESUS queria que ele visse o RIGOR DA LEI. Ninguém pode herdar a vida eterna cumprindo a lei. Ninguém. A lei foi dada para convencer todo homem que ela exige o que nehum de nós podemos cumprir. A lei foi dada para convencer a todos que precisamos de um SALVADOR!

Gal 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Gal 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

·      JESUS estava desmontando o pensamento religioso deste jovem... e ELE o fez.

Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

·      Tudo que sobrou para aquele jovem depois daquele encontro foi dinheiro. JESUS tirou a religião dele. O pensamento que justificava a sua riqueza na sua própria bondade e obediência a lei caiu por terra. Mesmo que não se posicionou na hora, com certeza viveu uma experiência que tirou o seu sono, e o levou a profundas reflexões. Mesmo que a bíblia não fale mais a seu respeito, ele estava mais perto de entender a salvação. Ele se encontrou com alguém que verdadeiramente o amou... Jesus não queria nada dele, apenas faze-lo herdeiro da vida eterna.

A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.

·      JESUS fala abertamente sobre o coração daquele jovem. A sua mentalidade reprovada parecia influenciar toda a nação. Confiar nas riquezas... Parecia que os próprios discípulos entendiam e se identificavam bastante com aquele jovem rico e ex-religioso. Os próprios discípulos foram tão impactados com o rigor da lei, que Pedro quis verificar se estava no caminho. Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. Salvação é um assunto que o homem jamais teria resposta nele mesmo.

E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

·      Deus fez a provisão perfeita. Estava bem ali com eles, JESUS. Quando você crê NELE, tudo que Ele conquistou é transferido para você.

DEUS TEM UMA CAUSA, VALE A PENA INVESTIR.

E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.

·      Deus não quer tomar o que é seu, mas deseja alinhar o seu coração com a abundante provisão do evangelho. Quando você abre o coração para seguir, você é capacitado para deixar. JESUS fala tanto de relacionamentos como de bens.

·      Tudo em termos de relacionamentos e bens que você colocar antes de JESUS e do EVANGELHO na sua vida, vai limitar você, e de alguma forma trará dores. Tudo em termos de relacionamentos e bens que você sinceramente submeter a JESUS E AO EVANGELHO, vai ser multiplicado, abençoado e se tornará saudável.

1 Tm 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.

Tulio De Souza Borges