João 10:11 - Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Jesus usou muitas ricas imagens para descrever a sua missão. Às vezes não pegamos o sentido completo de algumas coisas que Jesus disse porque não examinamos as citações que existem na Antiga Aliança com respeito ao que Ele quis dizer.

Às vezes pensamos que ser o Bom Pastor é ser apenas uma pessoa calorosa, amável e que tem uma boa mensagem. Mas os judeus que ouviram este ensino de primeira mão estavam chocados, chegaram a pegar pedras para apedrejá-lo.



Por que? Porque quando se referiu a Ele ser o Bom Pastor, estava falando que era o Messias, e possuía uma autoridade legitima da parte do Pai para tal. “Eu e o Pai somos um”. Abaixo lemos as palavras do profeta messiânico:


Isaías 40:3 - Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus... 10 Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele. 11 Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.

Todos que criam que João Batista foi a voz profética que precedeu o Messias, sabiam que Ele se apresentaria como Pastor. Em outras palavras Jesus estava afirmando que Ele era o Messias, o Ungido. E isto representava uma terrível ameaça para o diabo e seus impostores.

João 10:9 - Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; e entrará, sairá e achará pastagem.

É necessário assumir O Messias não apenas como Salvador, mas também como o Bispo e o Pastor das nossas almas. Isto é o que significa achar pastagens com a ajuda de um Pastor. Cada pessoa no corpo de Cristo precisa de uma cobertura espiritual que seja bíblica, apropriada e saudável.

Se as pessoas possuem a capacidade de aprender tudo por elas mesmas, se é conveniente andar só, independente, fazendo apenas o que pensa e o que acha, para quê pastor, ou porquê os pais?

A humildade precede a sabedoria, o crescimento saudável e as conquistas. Sem exemplo e sem o ensino de uma voz experiente e ungida não há formação. Ser ovelha é uma decisão pessoal que demanda humildade. Jesus disse:

Mateus 5:3 - Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Paternidade é uma escolha divina. Pais geram biologicamente os filhos, mas quem escolhe e envia a vida é Deus!

O primeiro mandamento com promessa de vida longa e bem sucedida está no relacionamento com o principio de autoridade. A bíblia apresenta a sequência certa: Abraão, Isaque e Jacó. Ela nunca muda esta ordem. Honramos para cima para que a benção desça.

João 10:1 - Aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

No Reino de Deus tudo e todos estão sobre os cuidados de alguém levantado por Deus. O líder é o acesso, é a porta. Acessar pessoas ou coisas que estão sob os cuidados de alguém sem passar por ele é ilegal e imoral.

João 10:2,3 - Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.

Apenas o líder tem acesso legitimo as ovelhas que por Deus lhe foram designadas, e só ele pode promover este acesso legitimo de outros as ovelhas. Ser Pastor é muito mais do possuir um titulo, é uma chamada a um cargo de confiança para o desempenho de uma função. Então o pastor deve usar legitimamente a sua voz para conduzir ou liderar as ovelhas.

O líder determina quem terá acesso e quem não terá acesso. Ele discerne as pessoas e as situações que representam riscos ou oportunidades. Deus só nos confia pessoas quando somos modelo.

João 10:4 - Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;

O Pastor vai adiante daquelas ovelhas que lhe pertencem e não daquelas que não lhe pertencem. Precisamos viver com a consciência que vamos reproduzir aquilo que somos. Deus tem um modelo para tudo. O seu proposito é reproduzir quem somos dentro do seu modelo.

A liderança é processada por comando de voz

...e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz.

Todo pastor legítimo recebeu do Pai uma voz ungida para atrair ovelhas obedientes. O cajado e a vara estão na voz do Pastor. Onde há uma voz, existe uma instrução, uma chamada, um comando, um caminho e realizações. Tudo que Deus faz no universo é através de comando de voz.

João 10:5 a 9 - ...mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores;
mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.

Ouvidos limpos determinam para os filhos o acesso, a liberdade e a capacidade de alimentarem espiritualmente na casa do Pai.

O processo de transformação começa com o OUVIR (Provérbios 4:1 - Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento), GUARDAR (Provérbios 7:1 - Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos) e NÃO ESQUECER (Provérbios 3:1 - Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos) AS INSTRUÇÕES E OS MANDAMENTOS DE DEUS.

Há duas formas de ouvir: com os ouvidos externos e com o espírito interno. Um grupo de pessoas ouve a mesma mensagem; algumas entendem e praticam, outras não.

Hebreus 4:2 - Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Existem pessoas que têm ouvidos limpos. Elas ouvem com clareza, recebem, compreendem e praticam. Em outras palavras, misturam fé! Existem pessoas que possuem ouvidos obstruídos. Não conseguem receber a informação por causa dos pré-conceitos, das tradições ou das influências erradas. E existem ainda pessoas que possuem um ouvido crítico. Recusam ouvir porque possuem uma atitude critica em relação à mensagem ou ao pastor. Foram contaminados.

O que define um discípulo é se ele conhece e atende a voz do seu Pastor.

João 10:26 a 28 - Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

Quando uma pessoa não é confiável para receber uma instrução, ela simplesmente não é confiável. Toda ovelha saudável sabe quem é o pastor e quem é o estranho. A sabedoria é a capacidade de perceber as diferenças. Tudo e todos têm uma voz, mas a voz do Pastor tem um timbre singular. Quando alguém ouve a voz do estranho: ou está doente (contaminado), ou não é mais uma ovelha daquele aprisco (..mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos...).

Ovelha (bicho) sempre foge do estranho. Mas tem algumas ovelhas (gente) que fogem com o estranho! Estranho, não? Pastor legítimo conhece de longe a presença, a abordagem e o proposito do ladrão.

João 10:10 a 13 - O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.

A bíblia ensina que todo jardim tem uma serpente. Ela sempre vem para confundir a voz de Deus que está no líder. O diabo trabalha para sabotar relacionamentos divinos. Toda ovelha que não ouve a voz do seu Pastor vai ficar estressada e vai perder a paz.

Discipulado é um relacionamento proporcionado por Deus para nos proteger e promover. É como um pomar onde existe alimento e privilégios, mas é também um lugar onde precisamos diariamente caçar as raposinhas que devastam as vinhas.

Onde estão as grandes alianças da sua vida? Proteja a todo custo estas alianças. Só existe aliança, proteção e socorro para alguém que decidiu ouvir a voz do Pastor. O seu Pastor é aquele a quem você decidiu ouvir a voz. O Pastor é aquele que entra destemidamente na sua guerra. Todo Pastor se torna experimentado em guerra espiritual. Porém, se um Pastor
entra na guerra de um discípulo e ele não é correspondido dentro da aliança, ambos ficam expostos. Não se exponha e nem exponha o seu Pastor, porque assim você comprometeria a obra e o Reino que é de Deus.

Discipulado precisa gerar uma relação de transparência, confiança e honra.

João 10:14 e 15 - Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

O que Deus planejou para pastor e ovelha é uma comunicação livre e saudável. Precisamos conhecer e ser conhecido. Precisamos ter a liberdade de fazer qualquer pergunta. Uma mentira pode esconder qualquer coisa até que se faça a pergunta certa.

Todo pastor no modelo de Jesus deve perguntar para as suas ovelhas: Quem eu sou para você e o que a minha voz representa para você? Pedro respondeu em meio a muitos conflitos estas duas perguntas: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. E, para QUEM iremos? Só tu tens as palavras de vida eterna. Muitos, depois destas perguntas, não seguiram mais a Jesus. Mas, Pedro reconheceu a identidade espiritual de Jesus e entendeu que a sua voz era saudável e o conduziria por toda vontade de Deus.

O proposito da sabedoria é decidir a QUEM honrar. Quando eu sei QUEM você honra eu entendo o seu nível de sabedoria. Honrar é recompensar alguém pela sua diferença. Onde existe honra, existe favor. Onde existe favor existe prosperidade. Discipulado precisa gerar uma relação de transparência, confiança e honra.

Não existem pastores perfeitos, nem ovelhas perfeitas. Mas o principio é perfeito! Pastor, as credenciais do Messias de Israel!
 
Apóstolo Túlio de Souza Borges
Palavra ministrada em 06/11/2011