Negociante

 

Mateus 13:45-46

Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

 

Quem já viu aquele programa televisivo em que a pessoa fica dentro de uma cabine, sem condições de ouvir do lado de fora? O apresentador começa a fazer perguntas: “Você troca este cacho de bananas pelo seu carro?”. E a pessoa, sem noção do que está sendo dito, responde: “Simmmmmm”.

 

A pessoa está com seus ouvidos tapados e não tem idéia do que está sendo negociado. Apesar disto, ao assistir o programa, ficamos chocados por causa das escolhas erradas daqueles participantes que são enganados no programa.

 

Jesus no texto acima nos comparou a um negociante de pérolas. Eu tenho visto muitas pessoas que estão “dentro destas cabines”. Estão fazendo escolhas erradas, comprometendo seu futuro, como se não percebessem o que estão perdendo.

 

Deus coloca valores em nossas mãos:

  • Comunhão com Ele através de Cristo
  • Dinheiro
  • Família
  • Bens (carros, casas, propriedades, etc)
  • Tempo
  • Juventude
  • Saúde
  • Relacionamentos

 

Qual seu maior bem?

 

 

Jesus disse:

Lucas 12:15   

...a vida do homem não consiste na abundância do que possui.

 

Seu maior bem é a sua prioridade. É o que você dedica mais tempo, o que você investe mais de sua vida. Qual é a sua prioridade?

 

Jesus comparou o Reino dos Céus a uma pérola valiosíssima. Tão valiosa que era necessário que aquele homem vendesse TUDO para se apossar desta pérola.

 

Pense bem: Vender TUDO para comprar a pérola. Isso nos fala muito, nos confronta sobre nossos valores.

 

Creio também que quando Jesus disse que o Reino é tomado por esforço e só se apoderam dele os que se esforçam, ele estava pensando nos valores deste mundo e na dificuldade das pessoas fazerem as escolhas corretas. (Mateus 11:12).

 

E aqui vemos uma comparação muito interessante:

Jesus falou das “pérolas” deste mundo, falou de nossos valores e nos confrontou.

 

Valores:

Familia, relacionamentos – Jesus nos desafiou:

 

Mateus 10:37

Quem ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. 

 

Dinheiro – Jesus nos alertou:

 

Lucas 16:13

Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon. 

 

Gastar nosso tempo – Jesus nos falou por parábolas

 

Lucas 14:15-24

E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus. Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões, que foram convidados, provará a minha ceia.

 

Guarde isso! Nosso TEMPO pertence a Ele. Não há nada mais importante neste mundo que a comunhão com Deus.

 

Nosso desafio é colocar todos os nossos valores sujeitos ao Reino de Deus.

Precisamos alinhar nossas escolhas, nossos caminhos conforme a vontade de Deus.

 

Salmos 119:168

Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.

 

Voltando ao programa...

As pessoas ficam dentro de cabines sem compreender o que se passa do lado de fora, não é mesmo? Podemos comparar a cabine com o mundo. Do lado de fora está o “Mundo Invisível”, o Reino do Espírito.

 

Paulo nos alerta para não ficarmos bitolados na cabine.

 

II Coríntios 4:18

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

 

Em todo momento estão oferecendo coisas para nós.

São testes...

 

Moisés foi colocado na cabine:

 

Hebreus 11:24-26

Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

Escolhendo, antes, ser maltratado, com o povo de Deus, do que, por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério (opróbrio, vergonha) de Cristo, do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

 

Demas foi colocado na cabine:

 

II Timóteo 4:10

Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica...

 

Esaú, o exemplo mais chocante:

 

Gênesis 25:30-34

E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Então disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.

E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá, logo, a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e este comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.

 

Que troca! Creio que ali não havia testemunhas oculares. Estavam somente os dois irmãos conversando. Mas o “mundo invisível” viu! E ficou registrada aquela escolha de Esaú.

Saiba que você pode até estar só, mas existem observadores a todo momento te espreitando.

 

Paulo se sentia dentro desta cabine:

I Coríntios 4:9

...pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.

 

Um alerta para você não trocar sua benção:

O que pode roubar seu entendimento:

 

1) Dureza de coração:

 

Mateus 13:14-15

E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis.

Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.

 

Vê, mas não enxerga. Escuta, mas não dá ouvidos.

 

Pessoas duras de coração não acreditam na libertação de Deus, em uma nova vida. Por isso não fazem as escolhas certas. Trocam o “carro” pela “banana”, a benção pela mentira.

 

2) Pessoas ansiosas

 

Êxodo 6:9

Deste modo, falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da ânsia do espírito e da dura servidão.

 

Os israelitas estavam tão aflitos e angustiados com a servidão que não criam na libertação oferecida por Deus através de Moisés.

 

Deus quer negociar com você:

 

Mateus 11:28-30

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

3) Sensualidade:

 

Oséias 4:11

A sensualidade, e o vinho, e o mosto, tiram a inteligência (o entendimento), enganam o coração.

 

A sensualidade faz com que as pessoas coloquem tudo a perder. A pessoa perde:

 

  • A honra e anos de sua vida (morte precoce) – Provérbios 5:9
  • Os bens – Provérbios 5:10
  • A sensualidade traz sofrimento – Provérbios 5:11

 

Pessoas trocam o casamento por uma aventura. Trocam a preciosa comunhão com Deus por minutos de prazer.

 

Deus quer negociar com você:

 

Isaías 1:18

Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

 

4) Amar a mentira:

 

II Timóteo 4:1-5

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes, a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina; Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

 

Pessoas que buscam o ensino fácil. Que não suportam a doutrina, a repreensão, a exortação.

Hoje em dia tem líder pra tudo, tem até igreja pra todos os gostos. Tem igreja para pessoas que não concordam com os dízimos. Tem até líder desviado para os desviados.

 

Deus quer negociar com você:

 

Provérbios 23:23

Compra a verdade, e não a vendas: sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência.

 

Oração:

 

Mateus 13:45-46

Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

 

O que você precisa negociar com o Senhor hoje? 

 

Pastor Vinícius Portes de Souza

Líder da Rede de Jovens Ágape

 

Palavra ministrada em 23/01/2011