castelo_areia2 

Castelos de Areia

Vida Ociosa

 

Eclesiastes 11:4

Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará.

 

Há pessoas que vivem suas vidas, sonhando e projetando sem nunca chegar a lugar nenhum. Vivem ilusões. Sonham, mas não vêem os sonhos se cumprirem. Os sonhos são de Deus para nós. Ele quer nos dar sempre o melhor, mas Deus não faz aquilo que nós devemos fazer.

 

Deus disse a Josué: A terra é sua! Mas foi Josué quem teve de enfrentar as guerras.

 

Você pode ter muitos sonhos. Mas se você não se movimentar, não correr atrás, serão apenas sonhos.

 

Provérbios 14:23

Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a pobreza.

 

Fé X Obras

 

A Bíblia nos ensina que não podemos nos firmar nas obras. Não alcançamos as coisas de Deus pelas nossas obras.

Como cristãos sabemos desta verdade e não deixamos as obras ser nosso alicerce, mas podemos ter uma visão completamente errada quando vamos para o outro extremo onde tudo é fé.

 

Precisamos nos lembrar do que Tiago nos exorta:

 

Tiago 2:26

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

 

Temos falado do crescimento da igreja e de termos as nossas células. Deus tem nos dado os sonhos de sermos frutíferos em Sua casa, porém, se você não se dispor, ninguém fará por você. Tem gente que quer ser o Billy Grahan da Igreja, mas não se dispõe a ganhar e consolidar nem uma alma.

 

Deus quer te abençoar. Ele quer que você tenha um trabalho digno. Mas, Ele não vai ficar procurando trabalho prá você se você ficar numa atitude passiva.

 

Eclesiastes 1:18

Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza.

 

Tem pessoas que não reconhecem o momento de parar os estudos e tem aqueles que não estudam o mínimo necessário. Precisamos estudar sim, mas não podemos colocar os estudos como um empecilho para fazermos a vontade de Deus.

 

Palavras X Ações

 

Tem pessoas que só falam, mas nunca apresentam resultados. Os ímpios estão cansados de nossos discursos. Nossa fé precisa ser demonstrada não pelas palavras, mas pelas nossas ações.

 

Tiago 2:17-18

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

 

Precisamos ser fiéis no pouco que Deus já nos deu. Se não podemos cuidar de cem pessoas, deveríamos cuidar de pelo menos uma. Deus só acrescenta quando andamos em fidelidade, multiplicando o que já recebemos.

Deus não acrescenta se ficarmos ociosos e escondermos nossos talentos. Até na multiplicação dos pães Jesus utilizou o que alguém ofereceu.

 

Mateus 25:14

Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem.16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos.

Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes

 

O que está faltando para multiplicarmos o que Deus já nos deu? Hoje temos mentores, unção, uma igreja bem estruturada. O que nos falta?

Deus quer que você hoje receba em seu coração uma palavra para ir à luta!

 

Josué, após uma derrota, foi despertado por Deus para parar de lamuriar e sair para a batalha. A Palavra de Deus a Josué foi:

 

Levanta-te! Por que estás assim prostrado com o rosto em terra? (Josué 7:10)

 

Hoje começa a sua vitória. Decida levantar! Decida parar de lamentar e comece a agir.

 

O exemplo de Zaqueu

Zaqueu tomou decisões imediatas para reparar o que havia feito de errado. Ele não “deixou para amanhã”. Se você tem de restituir algo a uma pessoa, faça logo.

 

A noite é passada! Jesus está nos mandando lançar as redes, pois a pesca maravilhosa é chegada. Pare de olhar os ventos e observar as nuvens, mas decida investir os talentos que Ele já colocou em suas mãos.

 

Pastor Vinícius Portes de Souza

Líder de Jovens – Ministério Internacional Ágape

 

Palavra ministrada em 08/05/2010