muroSó podemos construir sobre fundamentos. Nisso falamos de nossos pais e de nossas raízes. Os muros falam sobre pessoas e as portas falam sobre os líderes. 

Neemias 1:06-07

Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.


O pecado destrói as pessoas, suas perspectivas, bem como os relacionamentos. No contexto de Neemias os pais deixaram um legado de maldade para as pessoas. Nós também precisamos averiguar isso nas nossas vidas. Hoje, Deus quer usar você de forma poderosa; Ele se interessa, não só em salvar e restaurar você, mas salvar e restaurar toda a sua casa. 

Nós temos uma forte tendência de nos acomodarmos no comportamento de nossos pais. E isso pode se tornar algo bom, como pode se tornar em algo terrível.

1 Pedro 1: 18

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais.

Precisamos de um resgate, porque estamos presos debaixo do legado dos nossos pais. Tudo o que precisamos é crer e colocar nossa confiança no sacrifício de Jesus. 

O evangelho, que significa boas novas, é uma proposta à reedificação. Uma cidade sem muros e sem portas é vulnerável, e pode ser que sua vida esteja assim.

Não importa o quão destruído você esteja, há esperança. E a vida de Jesus tem que ser o nosso exemplo de reedificação. A morte não pôde conter o filho de Deus. Jesus, após três dias foi ressuscitado.

Deus pode restaurar sua vida num abrir e fechar de olhos. Não há limites do que você pode fazer depois que Jesus ressuscitou dos mortos. Nós precisamos reconstruir! 

Para haver uma restauração completa precisa-se entender a importância do arrependimento. Precisamos conhecer a palavra de Deus e nos alimentar dela dia a dia.

Neemias 1:08-09

Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.

O arrependimento nos trás de volta para Deus, ele envolve confissão e perdão.

O desejo de Deus é fazer, de mim e de você, restauradores dos lugares antigamente assolados. 

Deus confirma o Seu querer através das autoridades:

Neemias 2: 07-08

Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá. Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim. Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

Em toda restauração haverá resistência; o diabo é enciumado, sempre que Deus te abençoar se levantarão guerras.

Neemias 2: 17


Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.

Você não precisa mais ficar prostrado, se levante para edificar! O propósito do inimigo é tentar fazer você se sentir incapaz. Você precisa se posicionar!

Deus está te falando: ninguém poderá te resistir todos os dias de sua vida! Deus só pode fazer a obra em pessoas comprometidas, temos que sair da dúvida! 

Neemias entendeu a batalha, endossou a palavra de Deus e rejeitou a falsa ajuda do inimigo (diabo), isto é, discerniu a ajuda de Deus. Ele expulsou o inimigo do passado, do presente e do futuro.

Não deixe o inimigo semear no seu campo! Tudo que o diabo planta cobrará no futuro. 

Neemias estava apagando a história de seus inimigos através da confissão das iniqüidades.  

Quer edificar com Deus? Exercite a fé. Seja forte e corajoso! Quando a luta vier guerreie! Se coloque de pé, você vai vencer a guerra! Deus tem para nós vida em abundância.

Neemias 4: 17


Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.

Não largue a arma! 

Precisamos crer para uma provisão sobrenatural de Deus. Ele está nos chamando para fazer algo que está além dos nossos limites naturais. O Rei está conosco, Ele já nos deu a carta e a liberação. 

Neemias 4: 18

E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.

O profeta é o que toca a trombeta, pois é o que vê a situação.  

Seja o guardador das costas do seu irmão. A vontade de Deus é de edificarmos em tempos de guerra. Deus tem o poder de fazer todas as coisas novas nas nossas vidas.

Em Cristo,

Apóstolo Túlio Borges

Ministério Internacional Ágape