I Tessalonicenses 1: 9 -10 biblia

Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

A única possibilidade de nos convertermos é ouvindo a verdade. A verdade possui três componentes:

  1. Jesus - "Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida." João 14:6ª
  2. O Espírito Santo - "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece;" João 14:17ª
  3. A Palavra - "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" João 17:17

Ter um encontro com a verdade é algo transformador!

A Igreja recebeu de Jesus a chave do inferno e podemos arrancar as pessoas de lá. Hoje,

a única arma que o diabo tem é o engano.

 

O engano leva ao pecado.

Conceito de pecado = errar o alvo

 

Andar no engano é quando a pessoa quer mirar em Deus, mas acerta o diabo. Nada corrompe mais a revelação de Deus do que a religião associada à idolatria, e nada propaga mais a idolatria do que a religião associada à tradição.

Tradição é algo bom? Depende. Existem certas tradições que levam o homem a viver de maneira vã.

Salmos 16:4

 

"Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios."

Atrás de cada ídolo há uma figura maligna. O ídolo é o instrumento do diabo para distorcer a imagem de Deus.

Êxodo 20:3 – 5

 

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem".

O diabo quer explorar a ignorância (o não conhecimento a verdade) e a curiosidade das pessoas para que elas aborreçam a Deus. Haverá situações em que teremos que escolher entre a tradição e a verdade de Deus. O princípio foi feito para nos proteger.

II Reis 17:19

 

"Também Judá não guardou os mandamentos do SENHOR, seu Deus; antes, andaram nos costumes que Israel introduziu."

 

O diabo tem uma estratégia para se perpetuar nos territórios: renovação de pactos e tradições pelas gerações. "Onde está o ídolo ali atrás está o cão".

 

 

Deuteronômio 4:15

 

"Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo"

 

A idolatria corrompe. Não existe nada que deseduque mais valores do que a idolatria.

 

Isaías 44:14 – 20

 

"Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer. Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz. Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender. Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?"

 

A idolatria tira o entendimento.

 

Atos 19:23 – 28

 

"Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho. Pois um ourives, chamado Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Diana e que dava muito lucro aos artífices, convocando-os juntamente com outros da mesma profissão, disse-lhes: Senhores, sabeis que deste ofício vem a nossa prosperidade e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. Não somente há o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram. Ouvindo isto, encheram-se de furor e clamavam: Grande é a Diana dos efésios!"

 

Quando alguém se converte da idolatria causa grande alvoroço.

 

A idolatria fere o espírito e contamina a alma e o corpo.

 

Salmos 115:1 – 8

"Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam."

 

Os idólatras de tornam semelhantes aos seu ídolos. Estão engessados para compreender a verdade.

 

A pura doutrina da palavra de Deus é a dos dez mandamentos (Êxodo 20).

 

Hebreus 5:12 - 14

"Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal."

 

O progresso de alguns foi impedido e os sentidos espirituais embotados. O leite é para aquelas pessoas que ainda estão limitadas para ouvir a verdade. A verdade é a única que pode libertar, pois a bíblia nos afirma: “e  conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, João 8:32.

 

Existem muitas pessoas que ainda estão com os sentidos embutidos.

 

Precisamos desenvolver a nossa salvação, desenvolver nossos sentidos para discernir entre o bem e mal. Precisamos confessar os nossos pecados e as iniqüidades dos nossos pais.

 

Deuteronômio 7:25 – 26

 

"As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada".

 

Tudo que está relacionado à idolatria está contaminado, não cobice!

 

A conseqüência da idolatria é que a pessoa fica enlaçada. O ídolo precisa ser abominado!

 

Isaías 30:22 – 23

 

"E terás por contaminados a prata que recobre as imagens esculpidas e o ouro que reveste as tuas imagens de fundição; lançá-las-ás fora como coisa imunda e a cada uma dirás: Fora daqui! Então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares espaçosos".

 

Devemos ter duas atitudes perante um ídolo que possuímos:

1) Jogar fora

2) Declarar: Fora daqui. Isso significa tratar com o objeto e com a regência espiritual que está ali.

 

O Senhor é Deus e é o único digno de ser adorado!

 

Apóstolo Túlio de Souza Borges

Ministério Internacional Ágape

 

Palavra ministrada no culto de 25/10/2009