Lucas 16:19-31
Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e que todos os dias se regalava esplendidamente. Um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas, fora deitado ao seu portão, desejoso de fartar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Morreu o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio. Clamou: Pai Abraão, tem compaixão de mim! E manda a Lázaro que molhe a ponta do seu dedo, e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Mas Abraão respondeu: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens na tua vida, e Lázaro do mesmo modo os males; agora, porém, ele está consolado, e tu em tormentos. Demais, entre nós e vós está firmado um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para nós. Ele replicou: Pai, eu te rogo, então, que o mandes à casa de meu pai (pois tenho cinco irmãos), para os avisar a fim de não suceder virem eles também para este lugar de tormento. Mas Abraão disse: Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. Respondeu ele: Não, pai Abraão, mas se alguém for ter com eles dentre os mortos, hão de se arrepender. Replicou-lhe Abraão: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
 
Jesus mostra aos fariseus a realidade do inferno. Essa história contada por Jesus não tem o objetivo de ensinar que as pessoas ricas vão para o inferno e as pobres para o Céu, mas o Senhor estava falando com aqueles homens que suas riquezas não demonstravam, necessariamente, a aprovação de Deus, como eles pensavam. Antes, deveriam utilizar de sua influência e de suas posses para fazer o bem, “granjear amigos para a eternidade” (conforme Jesus havia citado minutos antes na parábola do mordomo infiel – verso 9).
 
Aproveitando este texto, podemos perceber que o Senhor nos deixou algumas informações muito claras da vida após a morte:
 
  1. Possuiremos um corpo espiritual (o rico levantou seus olhos, usou de sua boca para falar com Abraão, pediu que Lázaro utilizasse de seus dedos para molhar na água...).
  2. Reconheceremos as pessoas que viveram próximas a nós (o rico reconheceu o mendigo e o chamou pelo nome).
  3. Lembraremos de nossos parentes.
  4. Reconheceremos nossos erros e os caminhos errados que tomamos (ele estava aflito porque já sabia que seus irmãos estavam no mesmo caminho que ele e precisavam de arrependimento).
 
O inferno é uma realidade. Jesus falou três vezes do Céu e onze vezes do inferno. Precisamos compreender que nosso destino eterno é definido durante nossa vida na Terra.
 
Compreendendo a Morte Eterna:
 
Apocalipse 20:6
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
 
Verdades Importantes:
  1. Jesus Cristo (o Filho de Deus) veio a este mundo. Se fez homem, foi um carpinteiro na cidade de Nazaré. Seu objetivo era morrer e, através de seu sacrifício, redimir a humanidade, reconciliando-a com Deus.
  2. Jesus Cristo vai voltar – 2ª vinda. Não virá mais como um homem, mas como Deus.
  3. Ele subiu aos Céus estando no Monte das Oliveiras.
  4. Ele descerá novamente no Monte das Oliveiras.
  5. Entrará em Jerusalém pela Porta Oriental e reinará na Terra com os homens que creram e se entregaram a Ele.

Você já ouviu falar do Dia do Juízo Final? 
Pergunta: Todos seremos julgados neste dia? NÃO!
O Dia do Juízo é um dia de condenação e não de libertação. Por isso, ele é chamado de Dia Terrível, ou, Dia da Vingança de Deus.
 
Quem crê e aceita o Filho de Deus não enfrentará este dia.
 
João 3:16-19
Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
 
João 5:24-29
Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos espirituais ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu, também, ao Filho, ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação. (Essa é a Segunda Morte)
 
Apocalipse 20:4-6
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal nas suas testas nem nas suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos; mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre este, não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
 
Primeira Ressurreição:
Interpretação Dispensacionalista
 
Quais serão as pessoas que experimentarão a Primeira Ressureição?
1)      Jesus Cristo;
2)      Ressuscitados no dia da ressurreição de Yeshua (Mt 27:52-53);
3)      Mortos em Cristo (os que aceitaram o Messias);
4)      Arrebatados vivos (I Ts 4:16-17);
5)      Os martirizados por seu testemunho durante a Grande Tribulação.
 
Segunda Morte
É a morte eterna (separação eterna de Deus). Os que morreram sem Cristo ressuscitarão somente para comparecerem diante do Trono de Deus.
Seu Destino: Antes do julgamento: Inferno / Depois do julgamento: Lago de fogo e enxofre.
Jesus fez questão de nos avisar da realidade da existência deste lugar.
 
Apocalipse 20:12-15
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um, segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
 
ATENÇÃO! Dois Livros:
 
O Livro da sua vida
Quem é o autor? VOCÊ. Deus escreveu a seu respeito e você pode fazer tudo que Ele disse ou escrever outra história.
 
Salmos 139:16
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais iam sendo, dia a dia, formadas, quando nem ainda uma delas havia.
 
Exemplos:
Jesus chamou a Levi (Mateus) – Referência - Lucas 5:27
A Palavra nos diz que ele se levantou imediatamente e deixou TUDO para seguir a Jesus. Jesus chamou uma pessoa que não sabemos nem o seu nome (Lc 9:59), mas ela tinha uma desculpa para deixar o compromisso com Jesus para depois (o pecado da procrastinação).
 
O Livro da Vida
Citado por toda a Bíblia. É o Livro que o Cordeiro vai abrir. É o Livro que cita os nomes de todos aqueles que entregaram verdadeiramente suas vidas ao Filho de Deus.
 
Salmos 69:28
Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os justos.
 
Filipenses 4:3
E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
 
Apocalipse 3:5
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos.
 
Exodo 32:31-33
Assim, tornou Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro.
 
O alerta de Yeshua
 
Apocalipse 21:6-8
E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos descrentes (incrédulos), e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos (fornicadores), e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
 
Quem a Bíblia destaca que provará a segunda morte (morte eterna):
 
1)      Tímidos
Aqui é a falta de coragem, a covardia. Para ser CRENTE tem que ter CORAGEM.
São aqueles que não assumem o Nome do Senhor, têm medo dos homens.
 
2)     Incrédulos
Refere-se ao oposto de uma pessoa fiel.
Podemos entender como aqueles que não aceitaram o chamado de Yeshua porque não creram e aqueles que se mostraram infiéis na casa de Deus, não dando valor às coisas espirituais.
 
3)     Abomináveis
Poluídos pelas abominações da terra. Detestáveis. Coração mal. Tramam maldades.
 
4)     Homicidas
Violência, assassinatos, abortos. Precisamos tomar cuidado com a falta de perdão e o ódio, pois são um reflexo de um coração homicida. Mt 5:21-22
 
5)     Devassos
Impureza sexual, fornicação, adultérios...
 
6)     Feiticeiros = pharmachéa
No grego literal = Drogas. Viciados e traficantes.
 
7)     Idólatras
Imagens de escultura, falsas religiões (Maomé, Buda, Humanismo, Santos Católicos, Guias do espiritismo, etc.). Só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. I Tm 2:5
Deus não divide sua glória com ninguém, não aceita a idolatria. Is 42:8
 
8)     Mentirosos
Aqueles que se desviam da verdade e se ajuntam com os enganadores.
Atores, hipócritas. Pessoas que deixaram de lado a Verdade e se tornaram religiosas, podendo estar dentro da igreja.
 
Oração
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
 
O que você tem escrito no livro de sua vida?  Não altere o que Deus escreveu a seu respeito.
Deus quer que você seja BEM AVENTURADO, que esteja no meio daqueles que experimentarão a primeira ressurreição.
 
Pastor Vinícius Portes de Souza
Palavra ministrada em 08/07/2012