Apocalipse 3:17-19
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. 

Filipenses 2:3-11
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. 

O perigo de possuir as coisas e ter pessoas que lhe "devem" - Credores
 
Significado de Credor:
Aquele a quem se deve dinheiro ou outra coisa. Aquele que faz jus a alguma coisa boa; merecedor, digno de algo.
Exemplo: Um credor da estima de alguém é aquele merecedor de elogios. Isso é um perigo! Nem todos têm estrutura para ouvir elogios e não se tornar uma pessoa orgulhosa.
 
Armadilhas do sentimento de credor:
 
1)    Ter razão = Meus direitos
É o principal motivo de separação e divórcio. Os cônjuges se agarram às suas razões e acabam perdendo tempo com coisas insignificantes, destroem o amor e o carinho por coisas tolas.Numa relação de aliança é necessário abrir mão dos direitos.
 
Uma história interessante, para refletirmos:
“Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita.
Eles discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado... Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Mas ele ainda quer saber: - Se você tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais. E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!”
 
Segredo para vencer: Se você está preso ao “tenho razão”, ceda!
 
2)    Aquele que perdoou alguém
 
A pessoa “apronta” com a outra e depois se arrepende. O ofendido perdoa, mas não esquece.
Há pessoas que mantêm uma lista das falhas passadas dos outros. A pessoa diz que perdoa, mas entra um sentimento de superioridade, como se o outro agora lhe devesse eternamente. Isso não é perdão!
 
Expressões como:
“Lembra do que você me fez e eu te perdoei, hein??” e “Você vai fazer isso de novo comigo?”.
 
Deus não age assim, Ele perdoa e lança no mar do esquecimento.
 
Segredo para vencer: Nunca se esqueça de que você foi perdoado por Jesus.
 
3)    Estar em posição de autoridade
 
Mateus 20:25-28
Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". 
 
Ser líder traz privilégios. Mas, traz ainda mais responsabilidades. O líder normalmente é uma pessoa em lugar de destaque e as pessoas só veem as coisas boas, os privilégios.
 
“Quer conhecer o caráter de um homem? Dê poder a ele.” Abraham Lincoln
Lincoln disse exatamente assim: "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."
Portanto, quando quiser saber se uma pessoa é boa, veja a forma como ela trata o garçom, o seu empregado, o mendigo, etc.
 
Segredo para vencer:Nunca busque posições. É muita responsabilidade. Mas se vier, trate as pessoas sempre como gostaria de ser tratado. Nunca negocie sua autoridade e muito menos a sua simplicidade.
 
4)    Se “achar”
 
Beleza... Corpo... Condição financeira... Inteligência...
 O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18:
“A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” 

A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23:
“A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” 
Deus é contra os orgulhosos.  Em 1 Pedro 5:5-6 lemos:
“Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” 
O “se achar”, ou seja, o orgulho nos deixa isolados. Deus se afasta, as pessoas se afastam.
 
Segredo para vencer: Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Fp 2:3
Deus, por amor de seus filhos, age quando alguns “se acham” ou podem vir a “se achar”:
 
Fala do apóstolo Paulo
2 Coríntios 12:1-11
É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.
E sei que esse homem — se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe —
foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar.
Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas.
Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade.Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve. Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos "super-apóstolos", embora eu nada seja. 

 
Pastor Vinícius Portes de Souza
Palavra ministrada em 17/06/2012